Os criadores já receberam várias indicações ao Oscar. Stephen Daldry concorreu três vezes como Melhor Diretor (Billy Elliot, As Horas e O Leitor), enquanto que Peter Morgan foi indicado pelos roteiros de A Rainha e Frost/Nixon.
A série é uma adaptação da peça The Audience, do próprio Peter Morgan. Helen Mirren viveu Elizabeth II nos palcos britânicos.
É uma das séries mais caras da história da televisão. Somente na primeira temporada, o orçamento girou em torno de US$130 milhões.
A série também retrata o impedimento do discurso do rei George VI devido a sua gagueira. Este caso já foi detalhado no filme O Discurso do Rei (2010).
Para interpretar Winston Churchill, John Lithgow teve como instructor William Conacher. Para capturar o timbre tímido e nasal de Chruchill, Lithgow encheu suas narinas de algodão. Além disso, seu treinador de dialeto monitorava com precisão seu sotaque durante toda a série.
A icônica porta preta da Downing Street foi feita em uma escala maior do que a original para que John Lithgow não parecesse maior do que Winston Churchill na época.
Alex Jennings interpreta o abdicado duque de Windsor. Ele já atuou como outro membro da família real em A Rainha (2006), no qual ele interpretou o Príncipe Charles, Príncipe de Gales. Ambos os projetos foram escritos por Peter Morgan.
Claire Foy é quatro anos mais velha que Vanessa Kirby na vida real. É a mesma diferença de idade entre a a rainha Elizabeth II e a princesa Margaret.
Muitas atrizes que compõem o elenco já interpretaram rainhas inglesas em outros trabalhos, como Claire Foy, que foi Anne Boleyn em Wolf Hall (2015), e Victoria Hamilton, que foi a Rainha Victoria em Victoria & Albert (2001).
Durante as filmagens da primeira temporada, Claire Foy ainda amamentava seu filho recém-nascido.
Em 2014, Felicity Jones foi considerada para interpretar a rainha Elizabeth II.
As filmagens foram realizadas de agosto de 2015 a março de 2016, em Cambridgeshire.
Claire Foy - Categoria de Melhor Atriz.
Jared Harris e John Lithgow - Categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Vanessa Kirby - Categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.