Steven Universo conta uma história na visão do protagonista chamado "Steven", ele é um humano metade Gem, que é uma raça de alienígenas proveniente de pedras. Ele vive com três Gems, e o desenho mostra o dia-a-dia dele na cidade praiana em que mora, chamada "Beach City", suas interações com a população da cidade, a descoberta de alguns dos muitos mistérios que rondam as Gems, e é claro, aprendendo a usar seus poderes que herdou da pedra de sua mãe. Steven Universo é uma das melhores animações atualmente. Ela aborda muitos temas complexos, como luto, preconceito e liberdade. Praticamente todos os personagens recebem um desenvolvimento.
A história por trás das Gems é fascinante e cheia de mistérios, que são revelados aos poucos durante a série. Além disso, o desenho tem muita diversidade, tem negros, gordos, indianos, brancos, magros, LGBT's e dentre outros. A série prega muito sobre amor, empatia e tolerância, dá maneira mais natural e madura possível. A animação não é muito fluída e o traço apesar de lindo, é meio inconsistente. Mas o que chama mais a atenção em sua animação é seus cenários deslumbrantes. São os cenários mais lindos que eu já vi na minha vida em um cartoon! Sobre a trilha sonora, é perfeita! As canções e os soundtracks são extremamente memoráveis e muitas canções da série são dignas de canções dos filmes da Disney.
Só não dou 5/5 cheio porque a 4 temporada (que é onde está atualmente o desenho no momento em que estou escrevendo essa crítica) desandou um pouco, mas é mais na questão da ordem dos episódios, quem está planejando a ordem não está fazendo um trabalho muito bom...