Se pudesse, eu dava mais do que 5 estrelas, uma das top 3 séries pra mim.
Primeiro é importante dizer como a série demora pra engrenar. A primeira temporada é fraca, na segunda e na terceira começam a entrar temas relevantes e a partir da quarta tem um tom dramático e genial e o final é emocionante.
Obviamente dá um receio de começar a assistir BoJack Horseman, mas vale passar do inicio ruim e até 'besta', pois depois que passou essa fase, é uma das maiores leituras do ser humano que já vi. Por mais que tenha piadas que parecem bestas como um personagem construindo sua própria Disneilândia, um cara que são três garotos empilhados um em cima do outro e uma disputa de esqui para ver quem vai ser o governador do estado; também fala de maneira real e devastadora sobre relacionamentos, vícios, trabalho e principalmente sobre depressão.
Na quarta e na quinta temporada, no entanto, é onde a série deixa de ser uma série boa com reflexões pra se tornar uma série fantástica e um dos melhores retratos na TV sobre depressão e entendimento da própria realidade. Essas temporadas mostram de maneira mais profunda cada um dos personagens, nos trazendo uma dose de empatia a cada um deles. Mas o ponto alto é a relação de Bojack com sua mãe, maximizada pelos ótimos episódios 4.11 e 5.6, dois dos melhores que já vi.
A sexta temporada é o que merece um destaque especial. Bojack fica sóbrio, mas vê os erros do passado voltando para assombrar; Diane(a co-estrela da série) procura um caminho pra enfrentar a depressão; Princesa Carolyn começa a lidar com a maternidade, Sr. Peatnubutter passa a trabalhar nos erros que fizeram ele terminar todos seus relacionamentos; e Todd passa por um belo processo de amadurecimento. Todos esses são protagonistas da série(tanto que o último episódio mostra praticamente só eles 5) e a cada episódio que passa torcemos para eles.
O penúltimo episódio, que anuncia uma possível morte de Bojack, é o mais devastador e emocionante. Se o monólogo do episódio Free Churro já havia sido épico, o discurso(bem mais curto) de Secretariat nesse episódio simplesmente arrasa com quem está assistindo. No último episódio, após descobrirmos que Bojack está vivo, o episódio mostra um diálogo dele com cada um dos outros personagens. Todos são lindos e mostram o quanto todos personagens amadureceram, mas o último, com Diane é simplesmente um dos mais reais diálogos que eu já vi. Apesar de terminar com o 'doce amargo' desse diálogo, o sentimento é de felicidade ao ver que todos personagens vão ter novas chances de continuar sendo felizes, ou o mais próximo disso possível.
Citando outras críticas já lidas: Brilhante e devastador, a melhor animação de todos os tempos.