Durante o verão de 2011, Danny Boyle criou uma produção de Frankestein, na qual Benedict Cumberbatch e Jonny Lee Miller interpretavam o monstro e o criador, e alternavam-se nos papéis. Posteriormente, ambos os atores foram interpretar outro personagem da era Vitoriana: Sherlock Holmes nos dias atuais (embora de lados opostos do Atlântico).
Para evitar comparações ou questões de direito autoral com a série britânica Sherlock, que também conta a história do detetive em tempos atuais, os criadores de Elementary passaram por grandes desafios. A dica que foi deixada para relacionar as duas séries é o cachecol de Holmes, que o personagem usa da mesma maneira em ambas as produções.
Nos livros de Sir Arthur Conan Doyle o assistente de Sherlock, Watson, é um homem. Mas em Elementary quem assume o papel é Lucy Liu.
Robert Doherty revelou que um dos seus motivos para mudar o gênero de Watson foi para mostrar que "homens e mulheres podem trabalhar juntos e não terminarem em um relacionamento amoroso".
Nem Jonny Lee Miller (Sherlock) ou Lucy Liu (Watson) haviam lido um livro sequer de Sherlock Holmes antes de conseguirem os papéis.