"Lothbrok" não é um nome de família, mas um apelido, que refere-se a outra história. Conta-se que Ragnar se vestiu em calças e casaco de pêlos e caminhou através do gelo para congelar as roupas, para se proteger de duas serpentes míticas que haviam sido colocadas em sua casa por duas donzelas. Depois disso, o pai das garotas começou a chamar Ragnar de "Lothbrok", que significa "calças peludas".
A inspiração para criar o personagem Rollo veio de um verdadeiro Viking chamado Hrolf (Rollo em latim), que queria conquistar alguns territórios da França hoje conhecidos como Normandia.
A tatuagem não é um item aleatório nos personagem. Segundo alguns estudiosos, os Vikings realmente eram tatuados. Alguns dos celtas e dos eslavos também adotavam tal prática, apoiando a ideia de que a prática era generalizada na Europa pagã.
Gustaf Skarsgård ajudou alguns atores na pronunciação de algumas palavras de origem escandinava. Segundo ele, a palavra mais difícil para o elenco era "Knut".
Para os noruegueses, a palavra Viking significava uma profissão e também era o termo para definir o ato de invadir.
O nome "Ragnar" significa Guardião do forte.
Clive Standen e Gustaf Skarsgård fizeram audição para interpretar Ragnar. Já Travis Fimmel fez teste para o papel de Rollo.