Aida Araceli Guajardo Araluce, ou como é mais conhecida, Aida Guajardo é uma escritora mexicana, Showrunner e analista de conteúdo com mais de 23 anos de experiência no mercado.
Iniciando sua carreira com telenovelas locais, Aida ficou conhecida principalmente por obras como "Alma de Hierro" (2009), "Para volver a amar" (2010) e "Yo no creo en los hombres" (2014/15), está última com média de 25,3 pontos de audiência do canal mexicano Televisa, além de se tornar o assunto mais comentado nas redes sociais em seu último capítulo e ser um dos maiores sucessos no horário das 18h20.
A escritora e Showrunner mantem uma extensa parceria com empresas líderes de comunicação como Televisa, NBC Telemundo e organizações internacionais como UNIFEM, Population Council e FAO.
No ano de 2023, se junta ao streaming Netflix assinando como criadora original da série "Madre de Alquiler" (Laços Maternos).
Aida Guajardo detém mais de 13 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Especial de Jornalismo Nacional e múltiplas bolsas internacionais. Formada em investigação forense e com experiência em jornalismo investigativo, combina a paixão pela escrita com o conhecimento da realidade.