Alfred Highmore é ator, produtor, diretor e roteirista inglês. Ele é conhecido por seus papéis principais desde criança, nos filmes, A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e As Crônicas de Spiderwick (2008).
Highmore nasceu em Camden Town, Londres. Sua mãe, Sue Latimer, é uma agente de talentos cujos clientes incluem os atores Daniel Radcliffe e Imelda Staunton. Seu pai é o ex-ator Edward Highmore.
Ele começou sua carreira de ator com pequenos papéis na televisão aos 7 anos de idade. Ele fez sua estréia no cinema na comédia de Coky Giedroyc, Women Talking Dirty (1999), interpretando o filho de uma mulher que recentemente se afastou de seu namorado francês com fobia de compromisso. Em 2001, Highmore interpretou um jovem Rei Arthur na minissérie As Brumas de Avalon, uma versão das lendas arturianas que retratavam as mulheres de Camelot como o verdadeiro poder por trás do trono.
Em 2004, Highmore retornou às telonas para o filme de aventura familiar Era Uma Vez Dois Irmãos, dirigido por Jean-Jacques Annaud. Ele interpretou o filho de um administrador francês que se recusa a acreditar que seu novo amigo, um filhote de tigre chamado Sangha, possa ser perigoso depois de ter provado sangue. Em seguida, ele teve um papel importante no filme de fantasia 5 Criaturas e a Coisa (2004). Nesse mesmo ano, Highmore fez sua descoberta com uma performance aclamada pela crítica como o problemático Peter Llewelyn Davies no filme semi-biográfico de Marc Forster, Em Busca da Terra do Nunca.
Em 2005, ele interpretou o papel principal de Charlie Bucket no filme de fantasia musical de Tim Burton A Fantástica Fábrica de Chocolate. Por seu papel, ele novamente ganhou o Critics' Choice Movie Award de Melhor Jovem Artista e foi premiado com o Satellite Award de Outstanding New Talent.
Em seguida, ele apareceu como um jovem Max Skinner no filme de comédia-drama de Ridley Scott, Um Bom Ano. Também em 2006, ele começou a retratar o protagonista Arthur Montgomery no filme de aventura Arthur e os Minimoys. Duas sequências se seguiram: Arthur e a Vingança Maltazard (2009) e Arthur - A Guerra dos Dois Mundos (2010). Em 2007, emprestou sua voz ao filme de aventura e fantasia A Bússola de Ouro (2007).
Em seguida, Highmore estrelou o duplo papel dos gêmeos americanos Simon Grace e Jared Grace no filme de aventura e fantasia As Crônicas de Spiderwick (2008), baseado nas populares histórias infantis de mesmo nome de Tony DiTerlizzi.
De 2013 a 2017, ele interpretou o papel icônico de Norman Bates na série de suspense e drama, Bates Motel, uma prequela do filme Psicose de Alfred Hitchcock. Ele ganhou o People's Choice Award em 2016 por sua atuação e recebeu indicações para o Saturn Award de Melhor Ator em Televisão. Highmore aproveitou e aventurou-se a escrever e dirigir durante seu tempo trabalhando na série, escrevendo alguns episódios da quarta e quinta temporada, além de dirigir um episódio da quinta temporada.
Em 2017, Highmore assumiu o papel principal do Dr. Shaun Murphy, um autista na série dramática The Good Doctor, e foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática por sua atuação. Ele atua como produtor executivo e diretor do programa.