Sofia Carmina Coppola, mais conhecida como Sofia Coppola, é uma atriz, roteirista e diretora americana conhecida por ser a primeira mulher norte-americana a ser indicada a melhor direção no Oscar com seu filme Encontros e Desencontros.
Filha do famoso diretor Francis Ford Coppola e da artista e documentarista Eleanor Coppola, sua infância e adolescência sempre estiveram em contato com a arte, mais especificamente com o cinema. Sofia também é prima do ator Nicolas Cage.
Realizou sua graduação na St. Helena High School onde se formou em 1989. Logo ingressou no ensino superior na instituição Mills College, uma faculdade particular de artes liberais e ciências em Oakland, Califórnia, também passou pelo California Institute of the Arts (CalArts) em 1990 localizado em Los Angeles, onde estudou pintura, uma instituição de ensino superior especificamente para alunos de artes visuais e performáticas. Foi neste momento que se interessou por modelagem, fotografia e design de moda.
Sua carreira como atriz acabou não sendo tão duradoura quanto a de diretora. Ainda jovem, chegou a participar em pequenos papéis nos filmes de seu pai atendendo pelo nome artístico de Domino Coppola. Seu primeiro papel foi em O Poderoso Chefão de 1972. Em 1983 fez uma pequena participação em O Selvagem da Motocicleta, logo em seguida realizou Peggy Sue: Seu Passado a Espera, também de seu pai, Ford Coppola.
Seu papel mais significativo ocorreu em 1990, como Mary Corleone em O Poderoso Chefão III. No entanto, a recepção negativa da crítica e do público a afastou de uma possível carreira nas artes cênicas. Ao final da década de 1990, Sofia estreia como diretora e cineasta ao lançar seus curtas-metragens Bed, Bath, and Beyond (1996) e Lick the Star (1998). Mas foi no ano de 1999 que consolidou seu nome com seu primeiro longa-metragem As Virgens Suicidas, estrelado por Kirsten Dunst.
Em 2003, realizou um feito inédito ao ser a primeira mulher norte-americana a ser indicada a Melhor Direção no Oscar com seu filme Encontros e Desencontros, estrelado por Scarlett Johansson e Bill Murray. O filme que dirigiu, produziu e escreveu também recebeu o Oscar de melhor roteiro original.
Em 2006, lançou Marie Antoinette, adaptado da biografia revisionista e compassiva de Antonia Fraser, Marie Antoinette: The Journey (2001), fugindo de uma narrativa tradicional, Sofia apresentou uma nova versão da jovem e futura rainha do século XVIII.
Entre os anos de 2010 a 2020, Sofia foi amplamente premiada em diversos festivais com suas obras originais e adaptadas de diferentes gêneros. Em 2010, lançou o filme Somewhere, que ganhou o Leão de Ouro de melhor filme do Festival de Cinema de Veneza.
No ano de 2013, lançou Bling Ring: A Gangue de Hollywood, estrelado por Emma Watson e baseado em fatos reais. Em 2017, realizou sua própria adaptação do famoso romance de guerra 'O Estranho que Nós Amamos'.
Em 2020, retomou sua parceria com Bill Murray com a estreia do filme On the Rocks, produzido pela A24. Em 2023, trabalha na direção e roteiro de Priscilla, filme biográfico de Priscilla Presley, onde divide como foi seu relacionamento com o músico Elvis Presley.
Coppola também realizou trabalhos no mundo da moda. Após a faculdade, lançou sua própria linha de roupas chamada MilkFed. Em 2008, realizou uma linha de bolsas de couro para a grife Louis Vuitton. Além disso, em 2016, encenou sua primeira ópera, La traviata de Giuseppe Verdi, em colaboração com o estilista Valentino no Teatro dell’Opera de Roma.