Ruggero Deodato é um roteirista e cineasta italiano, nascido em Potenza. Deodato é lembrado por ter dirigido filmes de terror, longas sangrentos e com bastante violência. Seu filme de maior repercussão é o clássico Holocausto Canibal, filmado na floresta amazônica e lançado em 1980.
Deodato aprendeu a dirigir com outros cineastas icônicos como Roberto Rossellini e Sergio Corbucci. Por ter crescido na vizinhança onde se localizavam grandes estúdios de cinema de Roma, o interesse de Ruggero pela sétima arte começou ainda muito cedo. Foi assistente de direção de Corbucci nos filmes Django e Il figlio di Spartacus.
Ao longo da década de 1960, Deodato dirigiu uma série de filmes em uma variedade de gêneros, como comédia, musicais e suspense. Após isso, Ruggero deu uma pausa no cinema para fazer comerciais de TV, retornando apenas em 1976 com filmes policiais ultra-violentos como Uomini si nasce poliziotti si muore.
Holocausto Canibal foi um filme polêmico para sua época devido a viceralidade das cenas e produção. Ruggero precisou revelar os detalhes por trás dos efeitos pessoais do filme e apresentar os atores perante um tribunal italiano, provando que eles estavam vivos. Deodato foi condenado por tortura de animais em seus filmes, perdendo a licença de diretor por três anos.