Tony Jaa é um ator, mestre de artes marciais, coreógrafo e diretor tailandês, também conhecido como Panom Yeerum ou Jaa Phanom. Ele nasceu e foi criado em Surin, província rural do nordeste da Tailândia. Ele é descendente do povo Kuy e, durante sua infância, foi influenciado a estudar artes marciais graças aos filmes de Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li.
Jaa foi aluno do dublê Panna Rittikrai, responsável por incentivá-lo a ingressar na faculdade de educação física Maha Sarakham, onde mais tarde ele se formou. Durante 14 anos ele foi um dublê do grupo Muay Thai Stunt, tendo aparecido em diversos filmes do diretor Rittikrai.
Após quatro anos estudando Muay Boran, ele conseguiu produzir um curta que se concentrava neste tipo de luta. O estudo acabou resultando no filme Ong Bak - Guerreiro Sagrado, lançado em 2003, e grande responsável pelo reconhecimento de Tony Jaa. Seu segundo grande filme foi O Protetor, de 2005.
Nos anos 2010, após desenvolver as sequências Ong Bak 2 e Ong Bak 3, ele se tornou budista e permaneceu em um monastério por um tempo. Depois de deixar o monastério, ele fez uma parceria com a produtora de filmes Sahamongkol, pela qual participou de O Protetor 2. Em 2015, ele integrou o elenco de Velozes e Furiosos 7, filme americano dirigido por James Wan.