Um dos principais nomes do "cinema direto", Robert Drew foi piloto de caça e jornalista antes de tornar-se documentarista. Foi para trás das câmeras buscando testar um novo tipo de documentário: filmes que seguissem a lógica das imagens e não das palavras ditas. Com equipamento leve em mãos e acesso irrestrito ao universo dos personagens, a ideia era acompanhar de perto a ação e deixar o espectador interpretar como quisesse as reações.
Curiosamente, suas obras mais marcantes são aquelas que têm a política como tema - justamente uma área em que a oratória geralmente é destaque. Em Primárias (1960) ele registrou a disputa entre Hubert Humphrey e John F. Kennedy no Winscosin, e três anos depois voltou a encontrar Kennedy, já presidente, enquanto filmava seu posicionamento diante de uma crise racial - Crisis: Behind a Presidential Commitment (1963).
Drew recebeu um prêmio especial por sua carreira, entregue pela International Documentary Association em 1993, e foi premiado no Festival de Veneza de 1966 pelo documentário televisivo Storm Signal. Seu último trabalho, A President to Remember (2008), foi mais uma vez sobre John F. Kennedy.