Filha do engenheiro Raymond Huppert e da professora de inglês Annick Huppert, Isabelle Huppert nasceu em Paris e cresceu na Ville d'Avray. Encorajada por sua mãe, Isabelle estudou arte dramática no Conservatório de Versalhes, onde ganhou um prêmio por sua atuação na peça "Un caprice" de Alfred de Musset.
Em seguida, a atriz estudou no Conservatório de Arte Dramática de Paris e seguiu carreira no teatro. Em 1971, ela fez sua primeira aparição no cinema em "Uma lágrima... Um Amor" (1971), fazendo uma pequena participação como uma estudante. Nos anos seguintes, os papéis e os filmes nos quais Huppert atuava foram se tornando cada vez mais importantes. Até que em 1977, ela protagoniza o longa "Um Amor Tão Frágil" (1977) de Claude Goretta.
Três anos depois, Isabelle faz sua primeira participação num filme americano, no chamado "O Portal do Paraíso" (1980). O longa foi a primeira das colaborações que a atriz fez em filmes de Claude Chabrol. Ela trabalhou com o diretor por mais duas vezes nas produções "Violette" (1978) e "Um Assunto de Mulheres" (1988).
Durante as décadas de 1980 e 1990, Huppert trabalhou com diretores renomados como Jean-Luc Godard, Marco Ferrari, Claude Chabrol e Andrzej Wajda. Porém, só foi em 2000 que ela protagonizou um de seus filmes mais conhecidos: "A Professora de Piano" (2000). Em 2001, ela foi uma das 8 atrizes principais do longa "8 mulheres" (2001) de François Ozon, que lhe renderam no ano seguinte o prêmio de Desempenho Artístico Excepcional no Festival de Berlim.
Ao longo dos anos 2000, Isabelle participou do filme "Huckabees - A Vida é Uma Comédia" (2004) ao lado de Dustin Hoffman e Jude Law, e em 2005 foi premiada como Melhor Atriz no César Awards pelo filme "Gabrielle" (2004).
Em 2017, Isabelle Huppert foi aclamada pela crítica ao protagonizar o drama “Elle” (2015), sobre uma executiva de sucesso que é violentada e procura o homem responsável pelo crime numa trama de gato e rato. Sua atuação no filme foi tão elogiada que a atriz ganhou um Globo de Ouro e foi indicada pela primeira vez ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz.