José Padilha é um cineasta, roteirista e produtor brasileiro, mais conhecido por ter dirigido Ônibus 174, Tropa de Elite e Tropa de Elite 2. Além disso, Padilha também foi responsável pelo pelo remake de RoboCop, lançado em 2014, e é produtor executivo da série Narcos, uma produção original Netflix estrelada por Wagner Moura.
Nascido em 1967, no Rio de Janeiro, Padilha se formou em Administração de Empresas pela PUC-Rio, além de Economia Política, Literatura Inglesa e Política Internacional em Oxford. O início de sua carreira foi como produtor e roteirista na televisão com o documentário Os Carvoeiros, de 1999.
Pouco depois, estreou como diretor de Ônibus 174, um filme que relatava um episódio de violência no Rio de Janeiro. Por conta do documentário, Padilha chamou atenção em festivais ao redor do mundo, como Vancouver, Sundance, e San Francisco.
No entanto, seu primeiro grande filme de ficção foi Tropa de Elite, lançado em 2007. O filme repercutiu de modo que a versão pirata foi sucesso de vendas por todo o país. No ano seguinte, Padilha ganhou o Urso de Ouro, prêmio de maior prestígio do festival de Berlim.
Em 2010, Tropa de Elite ganhou uma sequência, intitulada Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, conquistando o maior público da história do cinema brasileiro para um filme nacional.