Daniel Filho é um ator e cineasta brasileiro, filho único do ator e cantor catalão Juan Daniel e da atriz argentina María Irma López. De origem circense, Daniel Filho cresceu no meio artístico e teve contato com nomes importantes dos palcos brasileiros. Sua carreira iniciou como ator em meados da década de 1950, até que chamou atenção por contracenar com Jece Valadão nos clássicos Os Cafajestes e Boca de Ouro.
Ao longo de sua carreira, Daniel Filho trabalhou em diversas áreas do cinema e da televisão, em especial com ator, diretor, produtor, supervisor artístico e autor. A princípio, sua carreira como diretor começou na Rede Globo, emissora que colaborou em diversos projetos, no comando da novela A Rainha Louca, de 1967.
Entre as novelas mais icônicas que trabalhou estão Irmãos Coragem, Selva de Pedra, O Astro, Dancin' Days e O Primo Basílio. Além disso, é um dos criadores da série Confissões de Adolescente (1994-1996), sucesso da década de 1990. Daniel Filho dirigiu não apenas a série, mas também o filme baseado na produção de mesmo nome lançado em 2014.
Apesar de ter dirigido filmes anteriormente, foi durante os anos 2000 que suas produções tiveram maior êxito comercial. Entre os principais sucessos da época estão A Partilha, A Dona da História, Muito Gelo e Dois Dedos d'Água, Se Eu Fosse Você e Se Eu Fosse Você 2.
Além disso, em 2010, dirigiu um filme biográfico sobre o médium Chico Xavier. Pouco depois, foi responsável pela direção de duas minisséries de sucesso da Rede Globo, as antológicas As Cariocas (2010) e As Brasileiras (2012).