Mary Elle Fanning é uma atriz norte-americana, conhecida não apenas pelo trabalho, mas por ser irmã da também atriz Dakota Fanning. Elle começou a atuar ainda criança, como uma versão mais jovem de Dakota no filme Uma Lição de Amor, de 2001. Como atriz infantil, ela participou de diversas produções icônicas como o drama psicológico Babel, de 2006, os independentes A Menina no País das Maravilhas, de 2009, e Um Lugar Qualquer, de 2010, dirigido por Sofia Coppola. No entanto, o momento de maior repercussão e críticas positivas pela atuação foi em Super 8, de 2011, filme de ficção científica escrito e dirigido pelo influente no gênero, J. J. Abrams.
Elle Fanning costuma participar de filmes dramáticos ou de comédias. Ainda em 2011 ela estrelou a comédia romântica Compramos um Zoológico e, em seguida, o drama Ginger & Rosa, de 2012. Após interpretar a princesa Aurora no filme Malévola (2014), Fanning ganhou reconhecimento internacional, e o sucesso garantiu a sequência intitulada Malévola: Dona do Mal (2019).
Ela também frequentemente colabora com o cinema independente em papéis de destaque. É o caso do filme The Neon Demon, de 2016, dirigido por Nicolas Winding Refn, Mulheres do Século 20, também de 2016, por Mike Mills, e outro papel dirigido por Sofia Coppola em O Estranho Que Nós Amamos, de 2017. No mesmo ano, ela participou de How to Talk to Girls at Parties, dirigido por John Cameron Mitchell, e em 2019 no escrito e dirigido por Woody Allen, Um Dia de Chuva em Nova York. No mesmo ano, Elle Fanning se tornou a pessoa mais jovem a ser parte do júri do Festival de Cannes, com apenas 21 anos.
Na televisão, Elle ganhou destaque na produção original do serviço de streaming Hulu, The Great. Na trama, Fanning vive Catarina, a Grande, figura histórica que foi imperatriz da Rússia. No papel de Catarina, ela foi indicada como Melhor Atriz em série musical ou comédia no Globo de Ouro e no prêmio Satellite.