Yuri Marçal é um comediante, ator, roteirista e produtor brasileiro, conhecido principalmente por seus shows de stand-up, por suas piadas críticas e pelo seu personagem Michelzinho de Oxóssi.
Marçal formou-se em Teatro e TV na escola de Atores Wolf Maya, na cidade do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como comediante em 2016, ao lado de Fábio Rabin. Destacou-se nacionalmente após a popularização de seus vídeos de stand-up comedy no Youtube.
No teatro, participou de peças como "O Beijo no Asfalto" e "A Alma Boa de Setsuan". Em 2017, foi um dos semifinalistas do quadro Quem Chega Lá, no programa Domingão do Faustão na Rede Globo, com seu personagem Michelzinho de Oxóssi. Um ano depois, iniciou uma parceria com Porta dos Fundos, aparecendo em esquetes como Escritor Branco, Jesus Hétero e Escravidão.
Em 2019, estreou seu próprio programa de comédia, intitulado "Acendam as Luzes". No audiovisual, estreou em séries, filmes e programas de plateia para streaming. Em 2020, participou da série Homens? Além do seriado 5x Comédia (2021). Em 2022, atuou no filme de Mauricio Eça, "Barraco de Família", interpretando o personagem Wanderley (Diley). No mesmo ano, estreou na Netflix seu próprio especial de comédia, sendo o primeiro comediante negro brasileiro a ter esse conteúdo na plataforma.
Em 2023, participou do filme biográfico "Mussum: O Filme", ganhando o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Gramado com o personagem Carlinhos.