Nascido no arquipélago Ilhas do Canal, localizado na entrada do Golfo de Saint-Malo, no Canal da Mancha, Henry Cavill fez intercâmbio na Inglaterra quando criança. À época passou a frequentar o colégio Stowe, em Buckingham, onde deu seus primeiros passos no mundo das artes. Ele atuou em diversas peças escolares, como "Sonhos de uma Noite de Verão", "Grease" e "40 Minutos".
Iniciou sua trajetória nos cinemas em 2001 com Laguna, de Dennis Berry, mas seu primeiro papel conhecido viria no ano seguinte com O Conde de Monte Cristo, no qual contracenou com James Caviezel e Guy Pearce. Ainda em 2002, participou da série The Inspector Lynley Mysteries e do telefilme Goodbye, Mr. Chips.
Teve pequenas participações em obras como Castelo dos Sonhos, Chapeuzinho no Século XXI, Tristão & Isolda e Stardust - O Mistério da Estrela, mas o primeiro papel que marcou a sua carreira acabou vindo da televisão. Ele interpretou Charles Brandon na cultuada série The Tudors, que contou com quatro temporadas de sucesso.
Após brilhar na TV, restava conquistar o público da sala escura. Fez testes para os papéis principais de Batman Begins, Superman - O Retorno, 007 - Cassino Royale e Crepúsculo, mas acabou preterido por Christian Bale, Brandon Routh, Daniel Craig e Robert Pattinson, respectivamente. Por isso, foi eleito pela revista Empire como o "homem mais azarado de Hollywood".
Em 2009, foi chamado por Woody Allen para atuar em seu Tudo Pode Dar Certo e mostrou que tinha uma boa presença em cena para buscar papéis mais ousados. Acabou convidado por Tarsem Singh para protagonizar seu Imortais, que chegou aos cinemas em 2011. Neste mesmo ano, recebeu o convite para interpretar ninguém menos que o Super-Homem em Superman: Man of Steel, de Zack Snyder, deixando claro que os dias de azarado ficaram no passado.