Paul Mescal é um ator irlandês mais conhecido pela mini-série Normal People (2020) e pelo filme Aftersun (2022), pelo qual foi consagrado com a indicação na categoria de Melhor Ator no Oscar 2023.
Primogênito de três filhos, nasceu na cidade de Maynooth, na Irlanda. Na infância e adolescência, dedicou-se a ser jogador de futebol gaélico ou GAA - esporte muito popular na sua terra natal que é uma mistura de futebol, rugby e handebol. Porém, enquanto tentava se profissionalizar, sofreu uma lesão e precisou abandonar o esporte.
Aos 16 anos, começou a atuar em peças estuantis. No ensino superior, estudou no conservatório de artes da Faculdade Trinity de Dublin. Após a graduação, em 2017, deu o pontapé na carreira artística em produções teatrais na capital irlandesa. Fez sua estreia nas telas três anos depois no curta Drifting (2020).
Logo conquistou sucesso por interpretar Connell Waldron, protagonista da mini-série Normal People, baseada no romance homônimo de Sally Rooney. Pelo papel, foi indicado a vários prêmios, incluindo Melhor Ator de Série Limitada ou Telefilme no Emmy 2020. Ele venceu a categoria de Melhor Ator em Série de Drama também por Normal People no IFTA - Prêmios de Cinema e Televisão Irlandeses. No mesmo ano, participou do clipe "Scarlet", música da cantora Phoebe Bridgers, a qual, mais tarde, teve um noivado com Mescal.
Em 2021, participou de seu primeiro longa-metragem com A Filha Perdida (2021), filme produzido pela Netflix adaptado da obra da escritora Elena Ferrante. Já em 2022, Paul conquistou seu primeiro papel principal no cinema, Calum Peterson, em Aftersun (2022), drama escrito e dirigido por Charlotte Wells. Tanto o ator quanto o filme receberam diversas indicações no circuito de premiações de 2023. A indicação a Melhor Ator no Oscar 2023 é a primeira oportunidade de Paul Mescal para concorrer à estatueta.