Jesse Plemons é um ator norte-americano conhecido por intepretar Todd Alquist na série Breaking Bad e Robert Daly na quartemporada de Black Mirror. Nascido em Dallas, no Texas, ele começou a carreira ainda bebê fazendo participações em comerciais de marcas famosas incluindo Coca-Cola.
No fim dos anos 1990, Jesse começou a ganhar espaço no cinema participando de alguns filmes independentes em papéis coadjuvantes. Em 1999, ele teve uma pequena participação no longa Marcação Cerra com Paul Walker. No ano seguinte, ele foi escolhido para intepretar a versão mais jovem de Matt Damon no drama Espirito Selvagem.
Durante os anos 2000, se tornou mais famoso ao entrar para o elenco da série Friday Night Lights como um jovem tímido que ganha confiança quando o entra para o time de futebol da escola. Ele também participou de episódios de outras séries populares como Arquivo Morto e Grey's Anatomy.
Na década seguinte, Jesse ganhou ainda mais destaque no cinema e na televisão. Em 2012, ele entrou para o elenco principal da última temporada do aclamado drama Breaking Bad intepretando um neonazista envolvido no narcotráfico. Sua atuação na série foi amplamente elogiada e lhe conquistou uma indicação ao Emmy como melhor ator coadjuvante em drama.
Nos anos seguintes, ele participou de diversos filmes aclamados como O Mestre, de Paul Thomas Anderson, O Irlandês, de Martin Scorsese, Ponte dos Espiões e The Post, ambos de Steven Spielberg. Na televisão, ele ganhou um papel de protagonismo na segunda temporada de Fargo ao lado da esposa Kirsten Dunst. Os dois receberam indicações ao Emmy por seus papéis.
Recentemente, Jesse Plemons recebeu a primeira indicação ao Oscar pelo filme Ataque dos Cães de Jane Campion. Kirsten Dunst e ele fizeram história como o primeiro casal indicado nas categorias de atuação pelo mesmo filme.