Vindo de uma família de classe média de origem italiana, Martin Scorsese é um diretor e ator norte-americano conhecido por sua trajetória de destaque no cinema. Graduado em Cinema na Universidade de Nova York, aos 22 anos, seus curtas fizeram grande sucesso ainda na época de estudante, rendendo-lhe um convite do famoso produtor Roger Corman para dirigir Sexy e Marginal, em 1972 e ao longo da década de 70 Scorsese se estabeleceu como um dos grandes diretores de cinema dos Estados Unidos.
O diretor se destacou com seus filmes de grande profundidade nos temas, histórias interessantes sobre a violência urbana, e seus personagens de bastante complexidade e perturbações diversas. Taxi Driver é a grande prova deste estilo, obra que lhe rendeu a Palma De Ouro. Já na década de 80, dirigiu, entre outros filmes, Touro Indomável, a biografia em preto e branco de Jake La Motta; a comédia de humor ácido Depois de Horas e um dos filmes mais polêmicos da história do cinema, A Última Tentação de Cristo.
Na década de 90, ele volta a abordar o mundo da máfia com Os Bons Companheirose Cassino, além de ter dirigido duas refilmagens: Cabo do Medo e A Era da Inocência. Em 97, se envolve em outra grande polêmica ao filmar Kundun, drama político a favor do povo tibetano, que faz com que seja considerado persona non grata no território chinês.
Além de trabalhar como diretor, também já participou em várias funções no cinema, entre elas supervisor de montagem do filme "Woodstock" (1969) e ator em "Quiz Show - A Verdade nos Bastidores" (1994). Uma outra participação fora do comum foi ao dirigir o clipe musical de "Bad", de Michael Jackson.
Com sua estrela na calçada da fama, o grande diretor colecionou prêmios ao longa de sua carreira, possuindo 20 Oscar's, além de ter sido indicado mais de 90 vezes. Ele também venceu 23 prêmios da Acadêmia de Filmes Britânica e 11 Globos de Ouro.
Recentemente, Martin Scorsese lançou o longa Assassinos da Lua das Flores, com Leonardo DiCaprio e Robert De Niro.