Caçula de três irmãs mais velhas, filho de um piloto de aviação comercial e de uma dançarina de circo, Bale começou a atuar por influência de uma delas. Pouca gente recorda que este ator inglês é o menino Jim, que tocou corações em Império do Sol (1987), de Steven Spielberg. Para ganhar o papel, derrotou cerca de quatro mil candidatos e sua atuação ainda rendeu prêmios.
Mesmo tendo começado cedo (aos 9 anos fez seu primeiro comercial de cereais), foi somente com Psicopata Americano (2000) que ganhou mais notoriedade no papel de Patrick Bateman, que seria, incialmente, de Leonardo DiCaprio.
Sua dedicação ao trabalho é reconhecida e sua "entrega" para viver Trevor em O Operário (2004), quando emagreceu cerca de 30 kg, foi considerada chocante demais.
Famoso por sua aversão a entrevistas, Bale é capaz de concedê-las com seu bom sotaque americano apenas para não confundir o público, caso o filme em questão seja de um personagem americano.
Curiosamente, dois personagens famosos de sua galeria começam com a primeira letra de seu sobrenome: Bateman e Batman. Ao lado de Michael Keaton, foi o segundo ator a viver mais de uma vez o personagem no cinema, o primeiro não americano e o mais jovem. Em 2011, com O Vencedor (2010) tornou-se o segundo intérprete do homem-morcego a faturar o Oscar. O outro tinha sido George Clooney, por Syriana - A Indústria do Petróleo (2005).
Reservado sobre sua vida pessoal, Bale é casado desde 2000 e tem uma filha, Emmaline Bale, nascida em 2005. Chegou a ser vegetariano, mas voltou a comer carne. Adora ler, é fã do jogo Mario Bros., apaixonado por animais e defensor de causas sociais, constuma se envolver em organizações como Greenpeace e Dian Fossey Gorilla Fun, entre outros.