Ke Huy Quan, também conhecido como Jonathan Ke Quan, é um ator, dublê e mestre de artes marciais de nacionalidade vietnamita e americana. Ele é conhecido por trabalhos como Os Goonies (1985) e, mais recentemente, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), pelo qual foi indicado ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Nasceu na Cidade de Ho Chi Minh - antiga Saigon - no Vietnã. Por conta da guerra que assolava o país, em 1978, sua família fugiu. Ele viveu em um acampamento de refugiados com o pai e cinco dos seus oito irmãos até se reunir com a mãe e o restante deles no ano seguinte, quando conseguiram ir para os Estados Unidos.
Viveu na Califórnia, onde conseguiu uma audição na escola para participar de Indiana Jones e O Templo da Perdição (1984). Estreou aos doze anos como Short Round, o braço direito do Indiana Jones de Harrison Ford. Durante as gravações do filme de ação, começou a aprender Taekwondo.
Logo em seguida, em 1985, conseguiu o papel de um dos protagonistas do clássico geek Os Goonies. A partir disso, no começo dos anos 90, fez algumas participações em filmes e séries, como a comédia O Homem da Califórnia (1992). Porém, parou de atuar devido à falta de oportunidades na indústria.
Assim que tomou a decisão de desistir da atuação, entrou para o curso de Cinema na USC - Universidade do Sul da Califórnia, em 1998. Após a graduação, Quan produziu o produziu o premiado curta Voodoo e atuou como dublê e coordenador de dublês. Entre os projetos em que coreografou cenas de ação está X-Man: O Filme (2000).
Anos depois, inspirado pelo sucesso de Crazy Rich Asians (2018), decidiu voltar a trabalhar como ator e, duas semanas após contratar um agente, recebeu o convite para audição de Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Em janeiro de 2020, Ke Huy foi anunciado como parte do elenco do filme de Daniel Scheinert e Daniel Kwan, marcando seu retorno oficial às telas. Por sua interpretação do otimista Waymond Wang, foi aclamado pela crítica e pelo público, conquistando múltiplos prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em Filme e sua primeira indicação ao Oscar, pela categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Entre os projetos futuros de Ke Huy Quan está a segunda temporada da série do universo Marvel, Loki, que ainda não tem data de estreia divulgada. Além disso, ele participará da série da Disney+, American Born Chinese, que conta com suas parceiras de cena em Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Michelle Yeoh e Stephanie Hsu.