O terceiro em uma família de quatro pessoas, Nicholas Hoult é filho de um piloto de avião e professor de música. Incentivado a abraçar uma carreira como ator desde cedo, ele se juntou à prestigiosa Sylvia Young Theatre School e obteve seu primeiro papel aos 7 anos de idade.
Depois de vários papéis menores em telas grandes e pequenas - e apesar de uma aparição altamente notada com Hugh Grant em Um Grande Garoto (2001) - Nicholas teve que esperar até 2007 para explodir na televisão como Anthony Stonem na série britânica Skins. Seu personagem de menino bonito e manipulador rapidamente se tornou o ícone de uma geração de jovens televores em busca de sensações, e o cinema lhe ofereceu seu primeiro papel adulto no sublime Direito de Amar (2009), onde sua plasticidade e seu olhar ardente Colin Firth cativa tanto quanto os espectadores.
Os anos seguintes são sinônimos de grandes produções: ele é o primeiro no pôster do fantástico Fúria de Titãs (2010), depois entra na gênese dos super-heróis ao assumir o papel do Fera em X-Men: Primeira Classe (2011). 2013 é o ano da consagração, com Nicholas Hoult como atração principal dos tão esperados Meu Namorado é um Zumbi (2013) e Jack, o Caçador de Gigantes, mostrando o quão alto ele está na lista dos jovens, atores mais populares do momento.
Em 2015, Nicholas Hoult interpreta um personagem muito importante no novo Mad Max usado por Tom Hardy e Charlize Theron, então desliza no mesmo ano para a pele de um produtor musical e caçador de talentos pronto para fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos em Sucesso Acima de Tudo.
Em 2017, Hoult entra no corpo do autor J.D Salinger, em O Rebelde no Campo de Centeio, que conta o processo do polêmico e clássico livro o O Apanhador no Campo de Centeio. O ator também intrepetou o cientistas Nikola Tesla em A Batalha das Correntes, um filme sobre Thomas Edison (Benedict Cumberbatch) e George Westinghouse (Michael Shannon). No ano seguinte, dublou o personagem Fiver na série da Netflix, Watership Down, além de reprisar seu personagem Fera no segundo filme de Deadpool e a versão mais família em Era Uma Vez um Deadpool. Hoult também voltou como o mutante no último filme da 20th Century em X-Men: Fênix Negra.
No ano seguinte, interpretou outro autor de livros, dessa vez o criador do mundo élfico e de um sucesso de bilheteria Senhor dos Anéis, J.R.R Tolkien em Tolkien. Entre 2020 e 2021, Hoult fez duas séries, ambas que tiveram também duas temporadas. Uma delas foi The Great, onde interpreta o Czar Pedro III, marido de Catarina A Grande, feita por Elle Fanning e a série Crossing Swords. Por sua atuação em The Great, Hoult foi indicado a um Globo de Ouro por Melhor Ator em série de Comédia/Musical. No mesmo ano, Hoult fez apenas um filme, Aquele Que Me Desejam a Morte, com Angelina Jolie.