Gaetano John Matarazzo, mais conhecido como Gaten Matarazzo, é um ator americano. Desde pequeno demonstrou interesse pela artes cênicas e, em 2011, chegou aos palcos da Broadway, integrando o elenco de grandes produções como "Priscilla, Rainha do Deserto" ("Priscilla, Queen of the Desert") e "Os Miseráveis" ("Les Misérables"). Em 2012, interpretou Jesus em "Godspell Cast of 2032", uma remontagem do musical homônimo que reunia apenas jovens talentos.
Fez sua estreia nas telinhas em 2015, quando participou de um episódio de "Lista Negra" ("The Blacklist"). Mas o reconhecimento veio com "Stranger Things", série da Netflix lançada em 2016. Graças ao seu humor e seu frescor, Gaten conquistou espectadores do mundo todo na pele do adolescente nerd Dustin Henderson. Em 2017, o papel lhe rendeu o Shorty Award de melhor ator.
Assim como seu personagem, Gaten sofre de displasia cleidocraniana, uma malformação genética que afeta principalmente os ossos do crânio, da clavícula e da dentição. A condição médica se tornou uma causa muito importante para Gaten: ele costuma falar abertamente a respeito de suas dificuldades e, inclusive, tem apoiado diversas organizações que trabalham com crianças portadoras da síndrome. Os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores de "Stranger Things", decidiram trazer essa doença rara para a trama e, assim, ajudar o astro em sua campanha de conscientização.
Além de atuar, ele defende o posto de vocalista da banda Work In Progress, ao lado de seu irmão Carmen, sua irmã Sabrina e alguns amigos de Nova Jersey. O grupo já soma várias apresentações dentro do território americano. Em 2017, Gaten apareceu no clipe de "Swish Swish", uma parceria entre as cantoras Katy Perry e Nicki Minaj.