George Denis Patrick Carlin foi um comediante, ator, autor e crítico social americano. Considerado um dos comediantes de stand-up mais importantes e influentes de todos os tempos, ele nasceu e foi criado em Manhattan, Nova York. Seus pais se divorciaram quando ele tinha dois meses de idade, e George foi criado somente por sua mãe. Suas imitações eram aclamadas pela mãe e por colegas desde sua pouca idade.
Carlin começou como um comediante convencional e alcançou um bom grau de sucesso em boates e na TV até o final dos anos 1960, quando reformulou radicalmente sua personalidade. Suas apresentações tornaram-se mais perspicazes, introduzindo assuntos mais sérios. À medida que envelheceu, tornou-se mais cínico e amargo, mudando sua personalidade de palco novamente de maneira radical ao longo dos anos 90.
Ele era conhecido por sua comédia sombria e reflexões sobre política, língua inglesa, psicologia, religião e assuntos tabus. George frequentemente comentava sobre questões políticas norte-americanas e satirizava a cultura do país. Em 2008, ele recebeu postumamente o Prêmio Mark Twain de Humor Americano. Em 2004, ele ficou em segundo lugar na lista dos 10 melhores comediantes americanos da Comedy Central. Em 2017, a revista Rolling Stone o classificou em segundo lugar em sua lista dos 50 melhores comediantes de todos os tempos.
Os papéis de Carlin no cinema incluem Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976), Que Sorte Danada! (1987), Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989), Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo (1991), O Príncipe das Marés (1991), Dogma (1999), Todo Mundo em Pânico 3 e Menina dos Olhos (2004). Ele também dublou filmes como Tarzan 2, Carros, e as quatro primeiras temporadas do programa de televisão infantil Thomas e Seus Amigos.