Nikki Reed viu seus pais se divorciarem quando ela tinha apenas 2 anos de idade. Filha de Seth Reed, arquiteto, e Cheryl Houston, cabeleireira, morou no início com a mãe, mas, na adolescência, o relacionamento delas se deteriorou. Ela, portanto, acaba se juntando ao pai, que mora com outra mulher, Catherine Hardwicke. Motivada e ajudada pelos dois, Nikki co-escreveu o roteiro de Aos Treze, no qual interpretou um dos papéis principais. Graças a este filme, ela obteve vários prêmios: Nantucket Film Festival (2003), Independent Spirit Awards (2004).
Seu nome foi reconhecido, e logo se juntou ao elenco de Os Reis de Dogtown (2005), onde ela atua ao lado do falecido Heath Ledger.
Depois de algumas passagens em séries populares como Newport Beach (2006), Nikki Reed é mais uma vez recompensada por sua atuação em Sedutora e Diabólica (2006), filme do qual ela divide o pôster com Alec Baldwin.
Ela então encontra, pela terceira vez, a diretora Catherine Hardwicke quando se junta ao elenco da primeira obra da saga vampírica Crepúsculo. A atriz interpreta uma vampira da família de Robert Pattinson, papel que ela mantém em A Saga Crepúsculo - Lua Nova (2009), A Saga Crepúsculo - Eclipse (2010), A Saga Crepúsculo - Amanhecer pt 1 (2011) e A Saga Crepúsculo - Amanhecer pt 2 (2012).