Filho de uma professora e de um vendedor, Hugh John Mungo Grant, conhecido simplesmente como Hugh Grant, é um dos atores mais icônicos e marcantes do Reino Unido.
Vindo de uma família rica, Hugh estudou em exclusivas escolas britânicas, além de se matricular na Universidade de Oxford, onde estudou Literatura Inglesa. Embora parecesse que seu caminho seria na História da Arte, Hugh tinha um carisma marcante, que o fazia se destacar por onde passava.
Apaixonado por atuar, mais como hobby do que como profissão, Hugh ingressou no clube de teatro, em Oxford, como uma atividade extracurricular e que o mantinha ocupado. Depois de trabalhar como crítico literário, produtor de rádio e roteirista de televisão, Grant decidiu formar sua própria companhia de teatro, com alguns amigos, chamada "The Jockeys of Norfolk", com quem apresentou várias peças.
Sua grande oportunidade como ator de cinema veio com o filme Maurice (1987), de James Ivory, onde o ator começou a chamar a atenção dos produtores e do público. Depois de trabalhar com Roman Polanski, no filme Lua de Fel (1992), o ator teria um de seus papéis mais reconhecidos e queridos, o de Charles no filme Qautro Casamentos e um Funeral (1994), onde ganhou prêmios de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza, no BAFTA Awards e no Globo de Ouro.
Em sua longa carreira, destacam-se participações em filmes de sucesso como Nove Meses (1995), Razão e Sensibilidade (1995), Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) e a bem-sucedida comédia O Diário de Bridget Jones (2001), onde deixou de lado sua papel de bonitão, para se tornar um pouco mais cínico e quase vilão.
Outros papéis em sua carreira foram em filmes como Amor à Segunda Vista (2002), Simplesmente Amor (2003), Letra e Música (2007), A Viagem (2012), O Agente da U.N.C.L.E. (2015), Florence: Quem é Essa Mulher? (2016). e Paddington 2 (2017), entre outros. Em 2020, estrelou a minissérie original da HBO, The Undoing, pela qual foi indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator.