Mais conhecida como a diretora Olívia na versão nacional de Carrossel, Noemi Gerbelli foi uma atriz brasileira, natural de São Bernardo do Campo, que teve quase cinquenta anos de carreira no teatro e televisão.
Noemi iniciou sua carreira na década de 1970 em comédias teatrais de sucesso como Trair e Coçar é Só Começar e Porca Miséria, escritas por Marcos Caruso. Já na televisão, ela começou em 1978 com pequenas participações em episódios do Telecurso.
Entre as décadas de 1980 e 1990, Noemi participou de novelas como Renúncia, Braço de Ferro e Fascinação. Já nos anos 2000, ela entrou para o elenco da minissérie Presença de Anita, da TV Globo, como Dona Susana e da novela Esperança de Walcyr Carrasco e Benedito Ruy Barbosa. Em 2002, Noemi atuou em um episódio de Os Normais.
Em 2004, ela conquistou um de seus papéis mais conhecidos como Dona Porpeta na comédia Vila Maluca da Rede TV. A produção durou três temporadas e encerrou em 2006. Dois anos depois, Noemi teve um papel coadjuvante na telenovela A Favorita, da TV Globo, como Sofia.
Em 2013, ela entrou para o elenco da novela infantil Carrossel como a rigorosa diretora Olívia Veider. Ela ainda reprisou o papel em Patrulha Salvador e Carinha de Anjo, além das versões de Carrossel para o cinema.
Recentemente, em dezembro de 2021, Noemi Gerbelli faleceu devido a um AVC. Seu último papel na televisão foi na novela Deus Salve o Rei, em 2018, como Madre Benedita.