Cillian Murphy é um ator e cantor irlandês, mais conhecido por interpretar Thomas Shelby em Peaky Blinders. Para surpresa de todos, Murphy cursava Direito na University College Cork. Entretanto, após um ano, desistiu da faculdade e ingressou na Corcadorca Theatre Company. Seu primeiro papel importante nos palcos foi em “Disco Pigs”.
Depois da peça, Murphy foi convidado a reinterpretar o papel para o filme que adaptou a obra original. Vale ressaltar que ele também escreveu e cantou a música “So New”, parte da trilha sonora do longa. Entretanto, foi só em Extermínio (2003), filme de Danny Boyle, que o ator passou a chamar a atenção dos grandes estúdios. Daí por diante, ele começou a ser o “queridinho de Christopher Nolan”, participando da maioria das produções do diretor, como por exemplo: A Trilogia Batman (2005-2012), A Origem (2010) e Dunkirk (2017).
Sempre visto como um coadjuvante de luxo em Hollywood, Cillian Murphy só conseguiu mudar o seu status em 2013, quando começou a interpretar Thomas Shelby em Peaky Blinders. A princípio, Steven Knight, o criador da série, não queria que Murphy fosse o protagonista, pois não enxergava que o papel combinava com o ator. Porém, Knight recebeu uma mensagem de Murphy dizendo: “Lembre-se, eu sou um ator”, e compreendeu que deveria ser ele a pessoa a interpretar o personagem principal.