Shonda Lynn Rhimes é uma autora, roteirista e produtora de televisão americana. Ela é mais conhecida por ser a showrunner (criadora, principal roteirista e produtora executiva) do drama médico Grey’s Anatomy (2005 - presente), o spin-off Private Practice (2007 - 2013) e o suspense político Scandal (2012 - 2018), todas produções de enorme sucesso de público. Além disso, foi produtora executiva na rede ABC para os seriados Off the Map (2011), How to Get Away with Murder (2014 - 2020), The Catch (2016 - 2017) e outro spin-off de Grey's Anatomy chamado Station 19 (2018 - presente).
Rhimes nasceu em Chicago no estado de Illinois e era a irmã mais nova de seis filhos. Filha de uma professora universitária e um pai que administrava instituições de ensino, ela trabalhou como voluntária em um hospital ainda adolescente, antes de ir para a faculdade de Dartmouth. Shonda se formou em inglês e estudos de cinema em 1991, tempo em que integrou uma associação teatral para pessoas negras. Foi fazendo parte deste grupo que ela começou a experimentar com direção e performance, enquanto escrevia ficção.
Depois de formada, a roteirista passou um bom tempo trabalhando fora da área até conseguir participar do documentário Hank Aaron: Chasing the Dream em 1995. Em 1999, ela recebeu uma tarefa da HBO para co-escrever o filme Dorothy Dandridge - O Brilho de uma Estrela, que estrelava Halle Berry. Após isso, outros destaques do início de carreira foram Crossroads - Amigas para Sempre, de 2001, estreia de Britney Spears nas telonas e a sequência de O Diário da Princesa.
Em 2005, os seriados de sucesso originaram a produtora de televisão Shondaland, fundada por Shonda Rhimes e o nome é comumente usado para agrupar os trabalhos em que a roteirista trabalhou. Já em 2007 e 2021, Shonda esteve na lista da revista Time como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo. O livro autobiográfico intitulado Year of Yes: How to Dance It Out, Stand in the Sun, and Be Your Own Person foi lançado no ano de 2015. Mais recentemente, em 2017, ela assinou um contrato milionário com a Netflix para desenvolver séries originais para a plataforma de streaming. Até o ano de 2020, Rhimes trabalhou em mais de 12 projetos para a empresa, incluindo o popular drama de época Bridgerton.