Nascido em Nova York, Gabriel Macht estreou diante das câmeras aos oito anos de idade na comédia familiar Why Would I Lie?, que lhe rendeu uma indicação em 1980 no Youth in Film Awards por sua atuação quando criança. Ele passou o resto de sua juventude em Los Angeles, depois se formou na seção de Artes Dramáticas da Carnegie Mellon University em Pittsburgh.
Depois de aparecer na telinha em Beverly Hills, Spin City e Sex & the City, o jovem voltou ao cinema no final dos anos 90 e participou das comédias românticas A Razão do Meu Afeto e Simplesmente Irresistível.
Em 2006, o ator formou com John Travolta e Scarlett Johansson o trio dramático de Uma Canção De Amor Para Bobby Long, que o viu entrar na pele de Lawson Pines, um escritor focado no álcool e lutando para sobreviver. Gabriel Matcht finalmente ganha destaque em 2008 com o filme The Spirit, adaptação da história em quadrinhos de Will Eisner, em no qual ele interpreta o papel-título do vigilante mascarado que luta contra o crime nas ruas escuras de Central City.
Depois de ter ajudado Kate Beckinsale no thriller polar Terror na Antárdica e estrelado em Intermediário.com e Amor e Outras Drogas, o ator fez um retorno notável à televisão em 2011 graças à série Suits: tailor-made advogados, criada pelo roteirista Aaron Korsh e foi ao ar na USA Network. Neste espetáculo de tribunal, salpicado de uma boa pitada de humor, Gabriel Macht é Harvey Specter, um ambicioso advogado nova-iorquino que contrata como assistente Mike Ross (Patrick J. Adams), um jovem brilhante, dotado de uma memória eidética, mas infelizmente sem nenhum diploma de direito.