Hayden Christensen é um ator e produtor canadense mais conhecido por interpretar Anakin Skywalker na franquia Star Wars.
Nascido em Vancouver, no Canadá, começou a atuar ainda criança, ao lado dos três irmãos, em comerciais. Aos 12 anos, conseguiu seu primeiro papel na novela canadense Family Passions e seguiu fazendo participações na televisão e no cinema. Mais tarde, estudou atuação no renomado Actors Studio, em Nova York.
No final dos anos 90, ganhou notoriedade por sua performance na série Higher Ground e nos filmes As Virgens Suicidas (1999), de Sofia Coppola e Tempo de Recomeçar (2001), o último rendeu ao ator indicações ao SAG Awards e ao Globo de Ouro.
O sucesso tornou-se global quando, em 2005, George Lucas, criador do universo de Guerra nas Estrelas, anunciou que Hayden interpretaria Anakin Skywalker nos dois últimos filmes da trilogia prequel. Sua performance retratando a transformação de Anakin para o vilão Darth Vader rende polêmica entre os críticios até hoje, mas conquistou o público.
Após os episódios II e III de Star Wars, Christensen estrelou produções como Awake - A Vida por um Fio (2007), ao lado de Jessica Alba, Jumper (2008), no qual foi David Rice, um jovem capaz de se teletransportar. Mais recentemente, protagonizou a comédia romântica Amor em Little Italy (2018), com Emma Roberts, e a ficção-científica The Last Man (2019).
No último ano, Hayden Christensen reprisou o papel de Anakin Skywalker/Darth Vader na minissérie Obi-Wan Kenobi (2022). Além disso, é previsto que, em 2023, ele retorne para Star Wars: Ahsoka, que terá Rosario Dawson na pele da rebelde mística de Star Wars: Rebels e Star Wars: Guerra dos Clones.