O Golden Raspberry Awards criou um prêmio único de "Pior Performance de Bruce Willis em um Filme de 2021" por seus papéis em oito filmes lançados naquele ano civil.Bruce Willis é ator estadounidense. Apesar de ser conhecido por filmes de ação, o ator começou off-Broadway, em peças de teatro e musicais.
Nasceu em Idar-Oberstein, Alemanha Ocidental. Após ser dispensado do serviço militar em 1957, seu pai transferiu a família para sua cidade natal de Carneys Point, Nova Jersey.
Willis, que era gago, frequentou a Penns Grove High School, onde seus colegas o apelidaram de "Buck-Buck". Ele se juntou ao clube de teatro, descobriu que atuar no palco reduzia sua gagueira e acabou sendo eleito presidente do conselho estudantil.
Depois de terminar o colegial em 1973, Willis trabalhou como investigador particular, e então ele se voltou para a atuação. Matriculou no Programa de Drama da Montclair State University, onde foi escalado para uma produção de Cat on a Hot Tin Roof. Ele deixou a escola em 1977 e se mudou para Nova York, onde se sustentou no início dos anos 80 como bartender no bar de arte de Manhattan Kamikaze enquanto morava no bairro Hell's Kitchen.
Enquanto morava em Nova York, Willis atuou como figurante na cena final de Paul Newman em O Veredicto (1982). Ele serviu como substituto de Ed Harris no papel principal de Eddie na estréia off-Broadway da peça de 1983 Fool for Love, então assumiu o papel em 1984. Mais tarde naquele ano, ele se mudou para a Califórnia e apareceu em "No Exit", um episódio de 1984 da série de TV Miami Vice. Em 1985, ele foi o ator convidado no primeiro episódio do revival da década de 1980 de The Twilight Zone, "Shatterday".
Ele fez o teste para o papel de David Addison Jr. da série de televisão Moonlighting (1985–1989). Seu papel principal em Moonlighting, ao lado de Cybill Shepherd, ajudou a estabelecê-lo como ator cômico. Durante as cinco temporadas do programa, ele ganhou um Emmy de Melhor Ator em Série Dramática e um Globo de Ouro de Melhor Ator/Série de Televisão Musical ou Comédia.
Foi sua virada inesperada no filme Duro de Matar (1988) como John McClane que o catapultou para o status de estrela de cinema e herói de ação. Ele realizou a maioria de suas próprias acrobacias no filme.
Após seu sucesso com Duro de Matar, ele teve um papel de liderança no drama Fantasmas da Guerra como o veterano do Vietnã Emmett Smith e também forneceu a voz para um bebê falante em Olha Quem Está Falando, bem como sua sequência, Olha Quem Está Falando Também.
No final dos anos 1980, Willis teve um sucesso moderado como cantor, lançando álbuns do gênero blues.
Willis reprisou seu papel nas sequências Duro de Matar 2 (1990) e Duro de Matar- A Vingança (1995).
No início dos anos 1990, a carreira de Willis sofreu uma queda moderada, pegando papeis de filmes que não trouxeram fama e nem arrecadação de dinheiro no cinema. Em 1994, ele teve um papel principal em uma parte do aclamado Pulp Fiction de Quentin Tarantino; o enorme sucesso do filme deu um novo impulso à sua carreira.
No entanto, no final da década de 1990, sua carreira caiu em outra queda com filmes mal criticados. Mas com um salvamento pelo sucesso de Armageddon dirigido por Michael Bay, que Willis concordou em estrelar como compensação pela produção fracassada, e que acabou sendo o filme de maior bilheteria de 1998 em todo o mundo. Em 1999, Willis desempenhou o papel principal no filme de M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido.
Entre o começo dos anos 2000 e 2010, Willis passou por altos e baixos, entre filmes dramáticos e de comédia, alguns deles são: Catch.44, Red - Aposentados e Perigosos, Os Mercenários, Duro de Matar 4.0, Alpha Dog, Corpo Fechado e entre outros.
No começo de 2010, Willis estrelou com Tracy Morgan na comédia Tiras em Apuros, dirigido por Kevin Smith e sobre dois detetives da polícia investigando o roubo de um cartão de beisebol. Willis também apareceu no videoclipe da música "Stylo" de Gorillaz.
Entre as décadas de 2010 e 2020, Willis participou de uma variedade de filmes, alguns são sequências de outros: Os Mercenários 2, Moonrise Kingdom, Fogo Contra Fogo, Fuga Implacável, Fragmentado, The Bombing, Vidro e entre outros.
O Prêmio de Framboesa de Ouro criou um prêmio único de "Pior Performance de Bruce Willis em um Filme de 2021" por seus papéis em oito filmes lançados no ano.
Em 30 de março de 2022, foi revelado em um post da família, incluindo a ex-mulher de Willis, Demi Moore, que ele se afastaria da atuação depois de ser diagnosticado com afasia.