Naomi Watts é uma atriz australiana conhecida pelos filmes O Chamado, Cidade dos Sonhos, O Impossível e Birdman. Desde pequena, Watts já era rodeada pelo meio artístico já que sua mãe era cenógrafa e seu pai engenheiro de som para o Pink Floyd. Ela nasceu na Inglaterra, onde passou a maior parte da infância, mas com quatorze anos se mudou com a mãe para a Austrália.
Já em Sydney, ela passou a ter aulas de teatro, onde conheceu e se tornou amiga de Nicole Kidman. Em 1986, aos dezoito anos, Naomi conquistou o primeiro papel no cinema no drama For Love Alone com Sam Neill e Hugo Weaving.
Durante os anos 1990, Naomi teve pequenas participações em filmes famosos como Babe, o Porquinho 2 e Colheita Maldita 4. Mas sua ascensão em Hollywood aconteceu quando foi escolhida para protagonizar a obra prima de David Lynch, Cidade dos Sonhos, em 2001. Embora o filme tenha sido um fracasso de bilheteria, se tornou um dos mais aclamados do diretor e a atuação de Watts foi um dos destaques.
No ano seguinte, em 2002, ela protagonizou a adaptação americana do sucesso japonês O Chamado. A produção, dirigida por Gore Verbinski, foi um dos maiores filmes do ano, arrecadando quase 250 milhões na bilheteria e recebendo elogios de público e crítica. O Chamado ficou marcado com um dos filmes de terror mais populares dos anos 2000 e rendeu três sequências, a segunda também protagonizada por Naomi.
Em 2003, Naomi entrou para o elenco do drama 21 Gramas do diretor Alejandro González Iñárritu. Pelo filme, ela recebeu sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Atriz, mas perdeu para Charlize Theron em Monster. Dois anos depois, ela entrou para superprodução de Peter Jackson King Kong com Jack Black e Adrien Brody. O filme conquistou várias indicações na temporada de prêmios de 2006 incluindo quatro categorias no Oscar.
Durante os anos 2000, ela ainda participou de produções como Violência Gratuita e Senhores do Crime. Na década de 2010, ela ganhou ainda mais destaque em Hollywood conquistando seu segundo Oscar pelo drama O Impossível sobre uma família sobrevivendo ao desastre do Tsunami na Indonésia. Dois anos depois, ela voltou a trabalhar com Iñárritu na aclamada comédia dramática Birdman ao lado de Michael Keaton, Edward Norton e Emma Stone.
Em 2017, Naomi Watts protagonizou o drama da Netflix Gypsy interpretando uma terapeuta que desenvolve relacionamento inapropriados com seus pacientes. A série foi cancelada prematuramente por baixa audiência, mas a atuação de Watts foi elogiada pela crítica. Em 2019, ela participou de outra produção para a TV na minissérie The Loudest Voice sobre os casos de assédio na Fox News interpretando a jornalista Gretchen Carlson.