Tim Burton tem um estilo peculiar desde pequeno: recluso e obcecado por livros de terror, foi sua paixão pelo desenho que o levou a conseguir uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, na Califórnia, onde estudou animação por três anos. Enquanto trabalhava na equipe técnica de produções como O Cão e a Raposa (1981), Burton investiu na criação de projetos mais pessoais, como os live-actions João e Maria e Frankenweenie, e a animação Vincent, em homenagem ao ator Vincent Price, que seria uma grande inspiração em sua carreira.
As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985) foi sua estreia na direção em longas, mas foi com a união de terror e comédia em Os Fantasmas Se Divertem (1988) que veio seu primeiro sucesso de público e chamou a atenção de Hollywood. Logo, ele foi chamado para dirigir a superprodução Batman (1989), um trabalho que não tinha a personalidade de Burton, mas deu espaço para que ele pudesse produzir um projeto pessoal: o ja clássico Edward Mãos de Tesoura (1990).
Depois de dirigir a continuação Batman - O Retorno (1992), Tim Burton foi produtor do cultuado e popular O Estranho Mundo de Jack (1993), onde ele mistura seus dois feriados preferidos: Halloween e Natal, sempre presentes em seus filmes. Na década de 90, Tim Burton ainda dirigiu Ed Wood (1994), Marte Ataca! (1996) e a adaptação A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999).
Já o século XXI não começou muito bem para o diretor: o remake de O Planeta dos Macacos (2001) com Mark Wahlberg foi massacrado pela crítica. Mas ele recuperou parte de sua reputação com Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003). O que veio a seguir foi uma série de sucessos: a animação A Noiva Cadáver (2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010). Todos eles com dois características marcantes: o estilo único e característico de Burton e Johnny Depp!
Juntos, os dois formam uma das maiores parcerias de Hollywood: eles trabalharam juntos em oito filmes (até agora!). Essa amizade já rendeu a Depp um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar pelo obscuro musical Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. E o próprio Button foi indicado ao Globo de Ouro pela primeira vez por esse longa. Outra grande parceira da carreira de Burton é sua ex-esposa Helena Boham-Carter. Ela particpou de 7 filmes dele.
Após dirigir a adaptação da série Sombras da Noite (2012), com Depp e Michelle Pfeiffer, em 2012, Burton mais uma vez se entregou a mundo da animação com Frankenweenie (2012), refilmagem de seu curta metragem de 1984. Em 2014, ele dirigiu Grandes Olhos, a história real da pintora Margaret Keane que rendeu a Amy Adams mais um Globo de Ouro de melhor atriz. Para 2016, ele está dirigindo Miss Peregrine's Home for Peculiar Children.