Bill Nighy é um ator, produtor e dublador britânico renomado por diversos trabalhos no cinema e no teatro. Ele é conhecido por interpretar o capitão Davy Jones na saga Piratas do Caribe e por produções como Love, Actually (2003) e Emma (2020). Recentemente, destacou-se por sua performance em Living (2022), pelo qual foi indicado ao Oscar 2023, na categoria de Melhor Ator.
Nasceu na cidade de Caterham, na Inglaterra, e teve seu primeiro contato com a atuação ainda na escola. Depois de fazer parte do grupo de teatro estudantil, seguiu os estudos na Guilfors School of Acting, em Surrey.
Começou a carreira no teatro, atuando em peças no National Theatre, em Londres. Ele também fez uma série de participações na TV, cinema e rádio, incluindo a dramatização radiofônica de O Senhor dos Anéis para a BBC.
Ao longo dos anos, protagonizou e integrou o elenco de produções proeminentes ao lado de grandes atores como Judi Dench e Anthony Hopkins. Por suas perfomances de palco, foi reconhecido por diversas premiações, incluindo o Olivier e o Tony Awards.
No cinema, Nighy fez múltiplas produções e teve os olhos da crítica de do público voltados para si por ser um dos protagonistas da comédia romântica Love, Actually (2003), pela qual ele foi vencedor do BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante. Entre seus trabalhos mais aclamados está Piratas do Caribe, na qual, por mais que suas feições estivessem mascaradas por tentáculos de polvo de computação gráfica, entregou uma performance impressionante como o vilão Davy Jones. Outra grande franquia que contou com sua participação é Harry Potter, interpretando o Ministro da Magia Rufus Scrimgeour, em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1.
Mais recentemente, foi o hipocondríaco pai de Anya Taylor-Joy na adaptação de Emma, romance clássico de Jane Austen. Bill também surpreendeu o público ao integrar o live-action de Detetive Pikachu (2019) e confessou ter se tornado fã do universo Pokémon. Em 2022, protagonizou o drama policial Living - inspirado na história A Morte de Ivan Ilyich de Leo Tolstoy - pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Ator.
Em 2020, entrou para o elenco da adaptação de Ikiru, do autor Akira Kurosawa. O longa ganhou o nome americano "Living" e foi lançado em 2022 durante o Festival de Sundance. Nesse ano também interpretou Thomas Nelson na série The Man Who Fell to Earth.