Herval Rossano foi um ator e diretor de televisão brasileiro. Nascido em Campos, Rio de Janeiro, dirigiu mais de 30 novelas, entre elas, Escrava Isaura, Senhora e Cabocla.
Rossano despontou como um dos principais galãs do cinema nacional nos anos 1950, participando dos filmes Balança Mas Não Cai; Luzes nas Sombras e O Homem dos Papagaios. Na Televisão, ele estreou em 1958, mas Herval queria mesmo era ficar atrás das câmeras. Em 1975, assumiu a direção das novelas Helena; O Noviço e Senhora. A partir daí, ele passou a ser conhecido como o nome mais importante por trás das novelas do horário das 18 horas da TV Globo, e sob sua responsabilidade foram registrados grandes sucessos da emissora.
Herval também acumulou passagens pela TV Record, onde em 2004, dirigiu o remake de Escrava Isaura, que foi um grande sucesso na emissora, e em 2006, se transferiu para o SBT e assumiu o Departamento de Teledramaturgia, além de dirigir a novela Cristal. Menos de um ano depois de assumir o cargo no SBT, ele teve um enfarte e foi afastado por vários meses. Em maio de 2007, foi acometido por outro enfarte e veio a falecer, aos 72 anos de idade.