Erasmo Carlos foi um cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor brasileiro. Um dos pioneiros do rock no Brasil, construiu uma parceria de décadas com o amigo, o cantor e compositor Roberto Carlos, compondo várias canções importantes para a música popular brasileira.
Erasmo participou de diversos filmes ao longo de sua carreira, entre eles Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970), Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1971), Os Machões (1972) e O Cavalinho Azul (1984). Por Os Machões, Erasmo venceu o Troféu APCA como melhor coadjuvante masculino. Mais recentemente, atuou nos filmes Paraíso Perdido (2018) e Modo Avião (2020).
Erasmo também já foi indicado ao Grammy Latino, pelo Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação. Ganhou também o prêmio UBC pela União Brasileira dos Compositores, como o Compositor brasileiro do ano. Seu álbum ... Amor É Isso foi eleito o 10º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2018, pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Erasmo Carlos morreu no dia 22 de novembro de 2022, no Rio de Janeiro.