Andreia Horta é uma atriz brasileira mais conhecida pelo seu papel na novela Alta Estação (2006) e vivendo a cantora Elis Regina no filme Elis (2016), assim como outras grandes novelas.
Horta começou desde criança a atuar no teatro em Juíz de Fora, Minas Gerais, até que em 2001 saiu de sua cidade rumo à São Paulo para fazer faculdade de Artes Cênicas. Se sustentava vendendo bolo de laranja e torta de carne, até que em 2005 reuniu seus poemas e publicou um livro entitulado Humana Flor, a qual vendia por R$7,00 na Rua Augusta.
Sua carreira começou em 2006, ao atuar Márcia Kubitscheck na minissérie JK, exbida pela Rede Globo. Ainda no mesmo ano, foi para a novela Alta Estação, como protagonista. No ano seguinte, fez a serie Alice na HBO e participou da novela Chamas da Vida como filha da vilã da trama, Beatriz.
Em 2010 voltou a participar em Alice para um especial de dois episódios e estrelou no cinema no longa Muita Calma Nessa Hora que rendeu uma continuação em 2014. Nos anos seguintes de 2010, participou de várias novelas como: Cordel Encantado (2011), Amor Eterno Amor (2012), uma pequena participação na novela Sangue Bom (2013) e A Teia (2014).
Em 2015 fez seu segundo longa e papel mais renomado: a biografia de Elis Regina. Em 2016 voltou a protagonizar nas novelas com Liberdade, Liberdade, interpretando a filha de Tiradentes e em 2017 faz seu primeiro papel como vilã em Tempo de Amar. No ano seguinte volta a interpretar a cantora Elis Regina na minissérie Elis: Viver é Melhor que Sonhar, ganhando uma indicação no Emmy Internacional para Melhor Minissérie.
Em 2021, Andreia Horta volta a participar de novelas, mas a produção acaba sendo adiada por conta da pandemia da Covid-19. Seu protagonismo é dividido com Cauã Reymond e Alline Moraes em Um Lugar ao Sol.