Maria Fernanda Cândido é uma ex-modelo, apresentadora e atriz brasileira, de ascendência italiana e portuguesa. Cândido ganhou reconhecimento nacional após interpretar a italiana Paola na novela Terra Nostra (1999 - 2000), produção da TV Globo para o horário nobre. Sua estreia como atriz foi na peça Anchieta, Nossa História, e desde então ela já recebeu diversos prêmios pelos seus trabalhos na televisão e no cinema.
Em seu primeiro papel na televisão, Maria Fernanda fez uma personagem coadjuvante na novela Serras Azuis (1998), exibida pela TV Band. Após o destaque em Terra Nostra, ela foi elogiada pela crítica e o desempenho lhe rendeu o Troféu Imprensa e o Melhores do Ano como revelação. A sua primeira personagem protagonista foi na minissérie Aquarela do Brasil (2000).
Já no cinema, sua estreia foi em uma releitura de Dom Casmurro, o filme Dom (2003) dirigido por Moacyr Góes. Sua interpretação lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado e uma indicação ao Prêmio Qualidade Brasil. Em dezembro de 2008, estreou outra minissérie adaptada de uma obra literária, Capitu, mais um sucesso da TV Globo.
Após o período criativo durante os anos 2000, Cândido ficou afastada de projetos como atriz até retornar para uma novela da TV Globo em 2017, A Força do Querer. Logo após, em 2019, a atriz expandiu sua carreira internacionalmente estrelando o filme italiano Il Traditore e, em 2021, no universo Harry Potter como a personagem Vicência Santos.