Donald Sutherland é ator canadense, com uma carreira que expande quase seis décadas.
Donald Sutherland estreou na tela grande em 1963 em uma série italiana chamada The Castle of the Living Dead. A partir daí, Sutherland esteve em pequenos papeis em séries, filmes e participações especiais em outras mídias.
Com o papel do inspetor em Klute - O Passado Condena (1971) contracena com Jane Fonda. Ativista pacifista, colaborou com essa mesma no roteiro e na produção de F.T.A (1972) que expõe o compromisso americano com o Vietnã. Muito prolífico, o ator acumula composições de todos os gêneros: arquiteto em Don't turn around (1973), O Dia do Gafanhoto (1975), um fascista em 1900 (1976) e entre outros.
Ele às vezes é visto interpretando os papéis de homens discretos, como um professor de história africânder lutando contra o apartheid em Assassinato sob Custódia (1989), mas são os papéis de homens detestáveis e extremos que são os mais recorrentes em sua carreira.
Com mais de 92 filmes em seu currículo, Sutherland ficou bem famoso também entre os jovens, principalmente aqueles que o acompanharam na saga Jogos Vorazes, com Jennifer Lawrence e baseado na saga homônima de Suzanne Collins.
Com tanta produção, Sutherland participou do júri de Cannes em 2016 e no ano seguinte ganhou um Oscar Honorário por sua carreira dedicada às artes.