Diretor e produtor consagrado, Tony Scott, curiosamente, começou sua carreira na sétima arte com uma participação como ator. Ele atuou no curta-metragem Boy and Bicycle, realizado pelo irmão Ridley Scott em 1965. Não demorou, no entanto, para migrar para trás das câmeras e quatro anos depois já dirigia seu primeiro curta, One of the Missing. O primeiro longa veio em 71, com Loving Memory, em que foi creditado como Anthony Scott.
A consagração veio na década seguinte. Em 1983, lançou Fome de Viver, filme estrelado por Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon que até hoje é um dos trabalhos mais elogiados do cineasta. Nos anos seguintes vieram Top Gun - Ases Indomáveis, Dias de Trovão e Um Tira da Pesada 2, que firmaram seu nome na nata de Hollywood.
Trabalhou cinco vezes com o amigo Denzel Washington, com destaque para Maré Vermelha, Chamas da Vingança e Incontrolável, seu último longa. Christopher Walken foi outro que foi visto em diversos filmes do diretor. Tony foi sócio do irmão na Scott Free Productions, responsável por produzir boa parte dos trabalhos da dupla, com destaque para Prometheus.
Tony Scott faleceu no dia 19 de agosto de 2012, após saltar de uma ponte em Los Angeles. Ele tinha 68 anos.