Giancarlo Esposito é um ator norte-americano conhecido por seus trabalhos nas séries Breaking Bad, Better Call Saul, The Mandalorian e The Boys. Nascido em Copenhagen, seu pai era um carpinteiro italiano e sua mãe uma cantora porto-riquenha com cidadania estadunidense. Quando completou seis anos, Giancarlo se mudou com a família para Manhattan.
Ele foi criado dentro do catolicismo e considerou se juntar ao sacerdócio, mas acabou desistindo da ideia. Depois do ensino médio, ingressou na universidade católica Elizabeth Seton em Yonkers onde se formou em comunicação com especialidade em rádio e televisão.
Ele começou sua carreira de ator na broadway ainda criança na década de 1960. Pouco tempo depois, começou a fazer figuração e ganhar pequenos papéis no cinema. Nos anos 1980, ja havia participado de algumas produções de sucesso como Procura-se Susan Desesperadamente, com Madonna, e Lute pela Coisa Certa, dirigido por Spike Lee.
Em 1989, teve seu primeiro papel de destaque trabalhando novamente com Spike no filme Faça a Coisa Certa. No trama, Giancarlo é o amigo do protagonista interpretado por Lee, Buggin' Out, um jovem indignado com as injustiças raciais que vê diariamente. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria e crítica, sendo considerado um dos melhores filmes do ano.
Mas ainda levaria tempo até Giancarlo se tornar um ator com fama mundial. Isso finalmente aconteceu em 2009 quando foi escolhido para interpretar Gustavo Fring na segunda temporada do aclamado drama Breaking Bad. Por sua atuação na série, ele foi indicação ao Emmy e ganhou um Critic's Choice Awards. Em 2017, retornou ao personagem no spin-off Better Call Saul, novamente sendo aclamado por sua atuação e sendo indicado a diversos prêmios.
Na última década Giancarlo se tornou um rosto conhecido na televisão, participando de inúmeras produções de sucesso com público e crítica, entre elas The Boys, Dear White People, The Mandalorian e The Godfather of Harlem.