Winona Ryder é uma atriz norte-americana que ficou conhecida em 1988 por seu papel como Lydia de Os Fantasmas Se Divertem do diretor Tim Burton e seu trabalho mais atual é na série Stranger Things (2016-) como Joyce Byers.
Decidiu seu caminho artístico desde os 12 anos e escolheu seu nome artístico em homenagem ao cantor Mitch Ryder, de quem seu pai gostava. Ingressou no American Conservatory Theather, em São Francisco, e dois anos depois foi chamada para o papel principal do drama Ciranda de Ilusões - Square Dance. Além de Burton, a atriz também esteve em longas de outros diretores consagrados como Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.
Recebeu duas indicações ao Oscar e ganhou um Globo Ouro com Melhor Atriz Coadjuvante por A Época da Inocência (1993). Em 1994, ela foi novamente indicada ao Oscar, dessa vez por Adoráveis Mulheres. Em 2000, Winona recebeu uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Entretanto, mesmo com sua ascensão a grande carreira,
Ryder falou a público sobre suas lutas com sua saúde mental, como em 2001 quando foi presa por roubar roupas no valor de $5.500 em uma loja Saks. Com isso, Winona decidiu dar um tempo na carreira, voltando às telonas somente em 2006, e, desde então participou de longas como Star Trek (2009), Cisne Negro (2010) e numa nova colaboração com Tim Burton em Frankweenie no ano de 2012.