- Serafim quase se tornou contador. Aos 12 anos fazia curso técnico de Contabilidade no Colégio do Carmo e trabalhava em um escritório.
- A primeira participação artística foi em rádio, no programa dominical "Dindinha Sinhá", de Alaíde Camargo, em 1946, aos 12 anos. Em 1948 fez uma peça que estreou no Coliseu, chamada "Athenea", da poetisa Itaci de Souza Telles, escrita para este acontecimento, com direção de Newton de Souza Telles, filho dela. Foi feita para o Teatro do Estado de São Paulo, ligado ao Centro dos Estudantes de Santos.
- Aos 17 anos participou de um concurso em São Paulo promovido pelo jornal O Tempo e a revista Radar (especializada em assuntos ligados ao rádio e à TV). Venceu o concurso e, ao invés de estrear em São Paulo, a peça (chamada "Massacre", escrita por Emanuel Robles) estreou no Rio de Janeiro, com a companhia Graça Mello e seu Teatro de Equipe, em 1951.
- Dos 12 aos 20 anos fez 20 peças. E não parou mais. Contracenou com lendas dos palcos brasileiros, como Maria Della Costa, Paulo Goulart e Nicete Bruno, e aprendeu com mestres da dramaturgia, como Eugênio Kusnet, um russo que ensinava o método de Staniskawski, e também com Ziembiski.
- Foi numa destas temporadas que conheceu sua mulher, em Campinas, em outubro de 1953, Mara Antônia de Mello Franco Hussemann.
- A estréia na TV foi em 1952, participando dos programas ao vivo às segundas-feiras.
- A primeira novela foi "O Pequeno Lord", na década de 1960, TV Tupi, intrepretando o dono da mercearia que era o melhor amigo do protagonista, um garoto pobre que no final da história revelou ser um herdeiro de uma fortuna.
- Sua novela mais marcante da carreira foi "Mulheres de Areia". Ele participou das duas versões da obra de Ivani Ribeiro, a primeira em 1973 e a outra em 1991. Na primeira, foi o responsável pelas cerca de 200 esculturas em areia feitas durante as gravações. Na segunda versão da novela a Globo chamou vários escultores, mas não deu certo, porque as esculturas tinham que ser feitas com muita rapidez. Então o filho de Serafim, o artista plástico Daniel Gonzalez, foi chamado, pois fazia cada obra em 30 minutos.
- Em mais de 50 anos de carreira, Serafim Gonzales passou pela televisão Excelsior, Record, Tupi, TVE, Globo, Manchete e SBT. Foram mais de 100 peças de teatro, cerca de 40 filmes, mais de 20 novelas e uma quantidades incalculável de esculturas.
- Atuou e dirigiu inúmeras peças de teatro.