- Carioca de Bangu, Olívia Pineschi se formou no curso normal, ingressando logo depois no Conservatório Nacional de Teatro, onde iniciou sua carreira artística.
- Chegou a trabalhar como professora e secretária antes de fazer sua estréia no cinema.
- No início da carreira a atriz também fez pontas em produções da Atlântida.
- É filha de Áureo Pineschi, amigo inseparável de Grande Otelo no Cassino da Urca.
- Enteada do pintor e paisagista de origem húngara, Emil Gabrovitz (Gabory), campeão de vários torneios de tênis de Wimbledon.
- Foi casada com o diretor, produtor e roteirista Élio Vieira de Araújo
- Em 9 de julho de 1973 o jornal "Luta Democrática", de Tenório Cavalcante, estampava na primeira página do "Suplemento Dominical" a seguinte manchete: "Uma Rainha Muito Boazuda", dando conta da eleição de Olívia Pineschi como Rainha do Festival de Cinema de Resende, realizado poucos dias antes.
- Em 1974, além de atuar, se responsabiliza pelos cenários do longa "Essas Mulheres Lindas, Nuas e Maravilhosas", que é filmado parcialmente em Resende, interior do Rio, cidade onde Olívia tinha vários parentes e um primo que era prefeito na época. Algumas cenas foram rodadas nos salões da prefeitura, inclusive uma em que a atriz faz um strip-tease na mesa de reuniões dos secretários municipais.
- Foi assistente de direção, cenógrafa e figurinista do filme "Depravação" (1980); diretora de produção, roteirista e assistente de direção de "Depravação II" (1982); e diretora de arte do filme "Sexo e Sangue" (1979), filmes dirigidos por seu marido, Élio Vieira de Araújo.
- No filme "Fu Manchu e o Beijo da Morte", do cultuado diretor espanhol Jesus Franco, Olívia faz uma pequena participação como uma cigana.
- Foi assistente de dublagem de alguns filmes.
- Eleita "Gata do Ano" pelos jornalistas cariocas.
- Ficou conhecida no meio cinematográfico como "Paqueradora de Copião", por acompanhar todas as etapas de seus filmes até o lançamento nos cinemas.
- Na televisão participou de programas humorísticos, como "Chico City" na Rede Globo.
- Participou dos famosos Teatros de Revista, em peças como "Você Não Emplaca 61" e "A Giripoca Vai Pirar".
- Atualmente vive em Niterói, onde periodicamente se apresenta como cantora em encontros musicais.