Ivan Cardoso

Estado civil

Atividades Diretor , Ator , Autor do argumento mais
Nome de nascimento

Ivan do Espírito Cardoso Filho

Nascimento 1 de janeiro de 1952 (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)
Idade
73 anos

Biografia

- Cineasta e fotógrafo, cursa o 2º grau no Colégio São Fernando, na zona sul carioca, onde edita um jornal escolar e leva artistas como Helio Oiticica e Carlos Vergara.

- Influenciado por "O Bandido da Luz Vermelha", decide fazer cinema. Começa como assistente do diretor Rogério Sganzerla em "Sem Essa, Aranha". Mais tarde trabalha também com Júlio Bressane, outro nome importante do cinema marginal. Em seguida colabora com Torquato Neto na campanha contra o Cinema Novo, através da coluna Geléia Geral, publicada no jornal Última Hora. É influenciado pelo universo do concretismo (poesia) e neoconcretismo (artes plásticas).

- Trabalha como fotógrafo de capas de discos e livros de artistas como Gal Costa, Jorge Mautner, Caetano Veloso, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Waly Salomão, Haroldo de Campos, As Frenéticas, Candeia, A Cor do Som, Jards Macalé e outros.

- A partir de 1970 começa a produzir vários filmes em super-8, como a série Quotidianas Kodak, na qual faz paródias dos formatos de uma sessão tradicional de cinema, realizando trailers, cinejornais e documentários. Toda a série é realizada com o mesmo grupo de atores, denominado Ivamps, composto pela sua mulher, Helena Lustosa, e amigos como Ricardo Horta, Zé Português, Cristiny Nazareth e Afonso Pena.

- Em 1982 realiza "O Segredo da Múmia", seu 1º longa-metragem. O filme começou a ser feito sem história definida, apenas com algumas idéias do diretor e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, seu amigo pessoal desde o colégio. O elenco conta com Wilson Grey, colocado pela 1ª vez como protagonista de um filme, e lança vários atores, como o maestro Julio Medaglia e o advogado Felipe Falcão. O filme obtém grande sucesso de público no Brasil e no exterior, recebendo mais de 20 prêmios, inclusive o de melhor filme no Festival de Cinema Fantástico de Madrid.

- Em 1986 realiza seu 2º longa-metragem, "As Sete Vampiras", outro sucesso de público que atinge mais de um milhão de espectadores. Ambos os filmes são sucessos do gênero "terrir", inventado por Ivan Cardoso - uma mescla de chanchada e filme B americano.

- Em 1991 lança o livro "Ivampirismo, o cinema em pânico", que é uma reunião de artigos, roteiros e quadrinização de dois dos seus filmes. Realiza também dois documentários em vídeo para o programa televisivo "Documento Especial", produzido por Nelson Hoineff.

- Participa como produtor associado de "O Mandarim", de Júlio Bressane.

Primeiras aparições nas telas

Pôster de O Rei do Baralho
O Rei do Baralho
3 de dezembro de 1975
Pôster de O Abismo
O Abismo
28 de novembro de 1980
Pôster de O Segredo da Múmia
O Segredo da Múmia
Data de lançamento desconhecida

Carreira em destaque

47
Tempos de carreira
0
Premiação
11
filmes
0
Series
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favorito

Comédia : 44 %
Terror : 32 %
Experimental : 20 %
Suspense : 4 %

No AdoroCinema:

0
Vídeo
2
Imagens
0
Notícias

Trabalhou bastante com

foto de José Mojica Marins
José Mojica Marins
4 filmes
O Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso (2013), Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz (2011), A Marca do Terrir (2005), O Segredo da Múmia (1980)
foto de Colé Santana
3 filmes
O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986), O Segredo da Múmia (1980)
foto de Nuno Leal Maia
3 filmes
Um Lobisomem na Amazônia (2005), O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986)
O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986), Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez (1984)
foto de John Herbert
3 filmes
O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986), Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez (1984)
foto de Zezé Macedo
2 filmes
O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986)
foto de Pedro Cardoso
2 filmes
As Sete Vampiras (1986), Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez (1984)
foto de Leo Jaime
2 filmes
O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986)
foto de Nina de Pádua
2 filmes
O Escorpião Escarlate (1990), O Segredo da Múmia (1980)
foto de Gilberto Gil
2 filmes
Torquato Neto - Todas as Horas do Fim (2017), O Mandarim (1995)
foto de Jane Silk
2 filmes
O Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso (2013), O Segredo da Múmia (1980)
foto de Helena Lustosa
2 filmes
O Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso (2013), A Marca do Terrir (2005)
foto de Ivon Cury
2 filmes
O Escorpião Escarlate (1990), As Sete Vampiras (1986)