Minha conta
    Raul Roulien

    Estado civil

    Atividades Diretor, Produtor, Roteirista
    Nacionalidade
    Brasileiro
    Nascimento 8 de outubro de 1905 (Rio de Jeneiro, Rio de Jeneiro, Brasil)
    Morte 8 de setembro de 2000 aos 94 anos de idades

    Biografia

    - Nasceu no bairro carioca de Botafogo.

    - Em 1928 formou a companhia Abgail Maia-Raul Roulien, tendo sido autor de um gênero denominado "teatro de frivolidade", e introdutor de espetáculos rápidos nos intervalos das sessões de cinema. Entre 1928 e 1930 gravou nove discos na Odeon, com músicas quase todas de sua autoria.

    - Foi o primeiro brasileiro a atuar em Hollywood.

    - Em 1931 foi para Nova York, onde conseguiu um contrato na Fox. Estreou na versão em espanhol de "Eram 13". Entre 1931 e 1934, atuou no cinema americano, numa série de filmes entre os quais "Delicious", dirigido por David Butler, no qual interpretava um compositor russo e cantava "Delicious", dos irmãos Gershwin. Em 1932 estava em "The Painted Woman", da Fox, e em 1933 em "No Dejes La Puerta Abierta" e "It's Great To Be Alive". Seu filme mais conhecido foi "Voando para o Rio", onde atuou ao lado de Ginger Rogers e Fred Astaire, no qual cantava "Orchids in the moonlight".

    - Roulien foi o descobridor de Rita Hayworth e Ginger Rogers. Além disto deu o 1º trabalho a Fred Astaire e o apresentou à sua mais famosa parceira, Ginger Rogers.

    - Casou-se duas vezes. Sua primeira mulher foi a atriz Abgail Maia. A segunda, também atriz, Diva Tosca, foi atropelada e morta em Holywood em 27 de setembro de 1933, por um jovem embriagado, o futuro diretor de cinema John Huston. Ao processá-lo sofreu problemas profissionais, pois Houston era de família influente.

    - Neste mesmo ano publicou o livro "A Verdadeira Hollywood".

    - De volta ao Brasil, dirigiu o filme "Grito da Mocidade" (1937), no qual participou, também, como ator.

    - Casou-se em 1937 com a atriz Nelly Rodrigues, no México.

    - Em 1938 a Companhia Teatral de Raul Roulien encenou a peça "Malibu", de Henrique Pongetti, da qual participava a cantora Elisa Coelho.

    - Em 1939 produziu e dirigiu "Aves Sem Ninho", que narrava a vida e drama do menor abandonado (já naquela época) e, 10 anos mais tarde, foi diretor e argumentista de "Asas do Brasil".

    - O fogo num laboratório de revelação consumiu o copião do inédito "Jangada", semi-superprodução que Roulien rodou em Fortaleza e litorais adjacentes no ano de 1949. O filme tinha o argumento de Rachel de Queiroz, tendo previsão de lançamento pouco depois, o que nunca ocorreu devido à falta de recursos para refilmagem. O filme tinha cerca de 8.000 figurantes e contava a história dos jangadeiros que lutavam contra a escravidão.

    - Abandonou o cinema em 1950, tentando retomar esta atividade em 1984, idealizando um documentário sobre a vida do sanitarista Osvaldo Cruz, mas não o conclui.

    - Com atividades bastante diversificadas, Raul Roulien foi também apresentador de programas de televisão, repórter de jornais brasileiros e estrangeiros, e promotor do concurso Miss São Paulo para os Diários Associados, que perdurou por muitos anos.

    - Afastou-se das atividades profissionais em 1995, vitimado por um derrame, após uma queda.

    - Faleceu em São Paulo, vitimado por problemas cardíacos. Afilhado de Ruy Barbosa, foi homenageado no velório pelo Botafogo e pela família imperal, à qual era ligado por ser monarquista.

    - O documentário "Um Brasileiro em Hollywood" resgata e traz à tona a história de Raul Roulien, além de depoimentos de Fernanda Montenegro e muitos outros. "Um Brasileiro em Hollywood" é uma co-produção da STV com a produtora paulista We Do Comunicação.

    Primeiras aparições nas telas

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    3
    Imagens
    0
    Notícias

    Trabalhou bastante com

    Rosina Pagan
    Rosina Pagan
    1 filme
    Aves Sem Ninho (1939)
    João Cabral
    João Cabral
    1 filme
    Aves Sem Ninho (1939)
    Déa Selva
    1 filme
    Aves Sem Ninho (1939)
    Lídia Mattos
    1 filme
    Aves Sem Ninho (1939)
    Aves Sem Ninho (1939)
    Aves Sem Ninho (1939)
    Aves Sem Ninho (1939)
    Back to Top