Caçula de quatro irmãos, Jim Carrey sempre foi muito extrovertido desde pequeno. Fazia pequenas performances para quem estivesse disposto a assistir. Quando adolescente, viu a família passar por uma crise que o obrigou a trabalhar em uma fábrica, deixando de lado as pretensões artísticas. Quando as coisas melhoraram um pouco, decidiu tentar a sorte em clubes de comédia até criar a coragem de se mudar para Los Angeles.
Na meca do cinema, ele impressionou o comediante Rodney Dangerfield, que o chamou para abrir suas apresentações. Em 1983, estreia nas telonas com Copper Mountain, de David Mitchell. O primeiro sucesso, no entanto, veio anos depois, com Ace Ventura - Um Detetive Diferente (1994).
Por sinal, 94 pode ser considerado o ano mais importante de sua carreira. Ele também atuou em O Máskara e Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros, e ainda assinou para interpretar o vilão Charada em Batman Eternamente (1995). Após boas participações em O Pentelho e O Mentiroso, Carrey foi chamado para atuar em O Show de Truman, que lhe rendeu seu primeiro Globo de Ouro.
Voltaria a brilhar nos dramas O Mundo de Andy, Cine Majestic e Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, que mostraram que ele era muito mais que só um cara engraçado. Tentou a sorte no mundo do suspense com Número 23, mas logo voltou para o humor e participou de obras como Sim Senhor!, O Golpista do Ano e Os Pinguins do Papai.