Sylvester Stallone é ator, produtor, diretor e roteirista estado-unidense que conseguiu alavancar na carreira após estrelar The Lords of Flatbush em 1974, depois de anos tentando sobreviver como um ator.
Stallone nasceu no bairro de Hell's Kitchen, em Nova York, filho de um cabeleleiro e uma dançarina que promovia boxe para as mulheres. Seu irmão mais novo, Frank Stallone, é ator e músico. Durante o complicado nascimento de Sylvester, os obstretas presentes foram forçados a usar dois forceps para poder tirar Sylvester de sua mãe. O mau uso desses forceps resultou em uma paralisia de seu lado esquerdo do rosto após acidentalmente cortar um nervo. Por conta disso, parte de sua língua, boca e queixo foram afetados, o que resultou em sua característica proeminente de falar "arrastado" e um rosto que parece estar sempre rosnando. Em função da paralisia, Stallone sofreu bullying desde criança, algo que lidou ao fazer fisiculturismo e atuação.
Se primeiro filme foi no filme de 1968, That Nice Boy (também conhecido como The Square Root), onde apareceu por pouco tempo na tela. Um ano depois, seu primeiro papel principal foi no filme pornográfico softcore The Part at Kitty and Stud's. Stallone também atuou na peça teatral off-Broadway chamado Score, que teve uma adaptação para o cinema em 1974.
Tendo dificuldades com a atuação e quase desistindo de sua carreira como ator, Stallone vivia de trampos como figurante, tentando trabalhos em O Poderoso Chefão (1972), mas que não conseguiu o papel e por fim no filme como Barbra Streisand, Essa Pequena é uma Parada, onde é inperceptível a sua atuação.
Stallone estava atuando em uma peça que seu amigo o convidou quando um agente de talentos viu que ele se encaixava muito bem no papel principal de The Lords of Flatbush. Mas seu primeiro papel principal foi em No Place to Hide, que mais tarde foi cortado e nomeado Rebel, anos depois o filme sofreu mais intervenções, onde ganhou mais um nome: A Man Called...Rainbo.
Durante esse tempo, Stallone atuou em outros filmes que não fizeram muito sucesso. Foi então em 1976 que Stallone teve reconhecimento mundial, ao estrelar o filme de luta Rocky. O filme fez tanto sucesso, tanto popular quanto crítica, que Stallone recebeu duas indicações ao Oscar, uma para Melhor Ator e outra para Melhor Roteiro Original, já que escreveu o roteiro do filme inteiro. O filme acabou ganhando os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.
Stallone fez sua estréia como diretor em 1978 com o filme A Taberna do Inferno, onde também atua como um dos três irmãos protagonistas da trama. Naquele mesmo ano, o ator interpretou no filme F.I.S.T. Um ano depois, Stallone escreveu e dirigiu a sequência de Rocky, ainda fazendo grande sucesso com o público.
Em 1979, contracenou com Michael Caine e o jogador brasileiro de futebol, Pelé no filme Fuga para Vitória. No mesmo ano, estrelou no thriller Nighthawaks. Dois anos depois, Stallone embarca em outro hit, dessa vez interpretando Rambo, o veterano da Guerra do Vietnã em Rambo - Programado para Matar. O filme foi um sucesso, Stallone foi aclamado pela crítica ao mostrar o lado humano do personagem, ao contrário do livro original que inspirou o filme. Mais tarde no mesmo ano, Stallone estrelava, dirigia e roteirizava o terceiro longa de Rocky.
Em 1983, Stallone dirigiu a sequência de Embalos de Sábado à Noite (1977), chamado Embalos de Sábado Continuam, também com John Travolta. Esse filme marca o primeiro que Stallone apenas dirigiu e não atuou junto. Apesar de ser criticado, o filme foi um sucesso para o público.
A década de 1980 marca o maior número de filmes de ação em que Stallone atuou, tentando esporadicamente mudar o gênero de filmes, mas não cosneguindo fazer a transição. Em 1895, Stallone voltou a interpretar tanto Rocky em Rocky IV e Rambo em Rambo 2 - A Missão. No total, Stallone já interpretou ambos personagens em um total de 11 filmes.
A década de 1990 não foi um momento bom para Stallone. Com o quinto filme de Rocky, que foi bastante criticado e mal recebido ao público, a década começa difícil para ele. Seus longas que dirigiu e estrelou não forem bem tanto na crítica quanto na arrecadação de dinheiro. Mas em 1993, o ator conseguiu dar a volta com o longa Risco Total, que foi bem recebido ao público. Apesar do esforço, até 1997, Stallone quase perdeu sua fortuna com inúmeros trabalhos que não foram bem.
1997 Stallone conseguiu voltar ao público ao estrelar ao lado de Ray Liota e Robert De Niro no longa Cop Land, que foi um sucesso comercial e lhe rendeu um prêmio no Festival Internacional de FIlmes de Stockholm por Melhor Ator. No final da década, o ator dublou um personagem no filme FormiguinhaZ, virando um sucesso doméstico.
O começo do novo milênio também não foi generoso com Stallone. Com muitos filmes que não foram bem criticamente e domesticamente, Stallone sofreu para conseguir voltar aos holofotes. Em 2005, Stallone lançou seu livro sobre fitness, mostrando sua jornada e sua preparação para papéis como Rocky e Rambo.
Depois de três anos se atuar em nenhuma produção, Stallone volta com o sexto filme da franquia de Rocky, chamado Rocky Balboa. Sua volta e o filme foram aclamados pela crítica e pela população, após o fracasso do quinto filme, o sexto da franquia foi um revival.
Em 2010, Stallone embarca em outro hit, dessa vez o longa Os Mercenários, junto com atores de filmes de ação como Bruce Willis e Arnold Schwazenegger. O filme foi um sucesso instantâneo, fazendo com que fosse considerado o filme de fim de semana com maior rendimento na carreira de Stallone. A sequência do filme foi lançado dois anos depois. No mesmo ano, Stallone co-escreveu o livro para a adaptação de Rocky para a Broadway. O terceiro filme da franquia de os Mercenário foi lançado em 2013, mas foi um fracasso.
Em 2015, Stallone voltou a interpretar Rocky, mas dessa vez em um spin-off com Michael B. Jordan, em Creed, onde o ator interpreta o filho de Appolo Creed, Adonis Creed. O longa foi um sucesso, Stallone foi aclamado pela crítica e o ator ganhou o Globo de Ouro por Melhor Ator Coadjuvante. Stallone ainda foi nomeado a um Oscar por Melhor Ator Coadjuvante, mas cabaou não ganhando.
Em 2017, o ator fez sua aparição no mundo dos quadrinhos, dessa vez na sequência de Guardiões da Galáxia, interpretando Starhawk, o líder dos Ravagers. No mesmo ano, já estva escrevendo a sequência de Creed, que iria ter a volta de Ivan Drago e iria apresentar seu filho.
Creed II foi lançado em 2018 e foi bem recebido ao público. No ano seguinte, Stallone deu uma entrevista dizendo que estava produzindo outra sequência de Rocky e uma prequela do mesmo. O documentário em comemoração aos 40 anos de Rocky foi lançado em 2020, mostrando filmagens da produção por trás do longa. Ainda em 2018, Stallone formou o estúdio Balboa Productions, que iria produzir não só filmes mas seriados e conteúdos para a televisão e streaming. Tempo depois, já tinha começado a produção para mais um filme de Rambo, chamado Rambo: Até o Fim, que foi lançado em 2019.
Já em 2020, Stallone emprestou sua voz para dois personagens: Rambo, no videogame Mortal Kombat 11 e Tubarão-Rei no filme Esquadrão Suicida de James Gunn, com Margot Robbie e Idris Elba.
Os próximos filmes de Stallone incluem: um filme sobre o primeiro vencedor afro-estado-unidense a ganhar uma competição, o Jack "Galveston Giant" Johnson. Seu reprise no papel em Guardiões da Galáxia 3, além de Samaritan, uma interpretação sombria do gênero herói. Além do terceiro filme de Creed.
- Durante as filmagens de Fuga para a Vitória, ele quebrou um dedo tentando defender um pênalti de Pelé.
- Stallone é um defensor do controle de armas e foi descrito como "a pessoa mais anti-armas a trabalhar em Hollywood hoje".